Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39266
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise dos fatores associados ao desempenho dos alunos no SPAECE 2004 |
Authors: | Lima, Alessio Costa |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Educação;Avaliação da Educação Básica (SAEB) |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | LIMA, Alessio Costa. Análise dos fatores associados ao desempenho dos alunos no SPAECE 2004. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | No contexto atual a Avaliação assume posição de centralidade, tornando-se uma atividade cada vez mais complexa, evoluindo do estágio das micro para as macroavaliações. Aos poucos a avaliação, segundo esclarece VIANNA (1989, p.17), “modificou a sua orientação e passou do estudo de indivíduos para o de grupos, e destes para o de programas e materiais instrucionais; na etapa atual, preocupa-se com a avaliação do próprio sistema educacional”. No Brasil essas discussões ganham forma no fim da década de 80 e início dos anos 90 com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) pelo Instituto Nacional de Estatística e Pesquisa Educacional (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que realiza seu primeiro levantamento no ano de 1990. Influenciados por esse modelo de avaliação, alguns estados brasileiros sentiram a necessidade de investir e desenvolver experiências semelhantes na área de avaliação. O Ceará é um dos estados pioneiros nessa iniciativa quando da criação em 1992 do seu sistema próprio de avaliação, denominado atualmente como Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39266 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_aclima.pdf | 148,99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.