Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39213
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Softwares formação do pedagogo para ensino de matemática na EJA |
Authors: | Molina, Ariadne Costa, Helen Cristina Vieira Santos, Maria José Costa dos |
Keywords: | Softwares educativos e da tecnologia digital na educação;Ambiente virtual;Educação |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | MOLINA, Ariadne; COSTA, Helen Cristina Vieira; SANTOS, Maria José Costa dos. Softwares formação do pedagogo para ensino de matemática na EJA. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1351-1361. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O uso de softwares educativos e da tecnologia digital na educação é defendido por diversos autores : Frye e Soloway,(1987); Hinostroza e Mellar (2001); Meira (1988); Valente (1989),( 2009); Lévy (2003); Pretto (2003); Soares (2006). Atualmente se percebe cada vez mais presente a relevância da aplicabilidade de objetos educacionais no ensino, de forma, que explorem os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados como recursos para dinamizar as aulas afim de proporcionar um olhar para as múltiplas interações em espaços de aprendizagem fora da sala de aula tradicional, mediante o uso de ferramentas tecnológicas incentivando a aprendizagem por meio da descoberta tanto do aluno quanto do professor na utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas no ensino de Matemática. Os softwares educativos (jogos e animações) podem ser utilizados na educação de maneira geral, pois é um recurso pedagógico que permite inserir o aluno em situações que os façam refletir, interagir, fazer parte de alguma simulação do real, induzindo-os a buscar soluções ou hipóteses a serem testadas. Esse processo resultará no aumento dos mais variados saberes, além de proporcionar momentos de interação/lazer, tornando o ato da aprendizagem mais interessante e motivadora, segundo Alison (2001). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39213 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mjcsantos.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.