Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39109
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Formação docente: algumas reflexões |
Authors: | Hora, Flavia Barbosa da Santos, Adriana Conceição dos |
Keywords: | Formação de jovens;Ensino;Políticas assistencialistas |
Issue Date: | 2013 |
Citation: | HORA, Flavia Barbosa da; SANTOS, Adriana Conceição dos. Formação docente: algumas reflexões. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 235-243. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Atualmente é notória a formação de jovens para o mercado de trabalho, a valorização de técnicos de curto período para atender a demanda do capital, com isso não se prioriza o investimento em escolas públicas, Universidades, formação de professores, salário justo aos educadores. O que se verifica são as seguintes dicotomias: “multiplicam-se, entre nós, os trabalhadores sem trabalhos, os estudantes sem estudos, os cidadãos sem cidadanias”. São incoerências decorrentes de políticas assistencialistas, a garantia apenas de instituições de ensino sem qualidade, o ingresso físico de professores sem condições de trabalho e alunos letrados e não alfabetizados. É o que afirma Linhares: O antigo horizonte que sempre norteou as utopias socialistas, de que todos os estudantes trabalhassem e que todos os trabalhadores estudassem, passa por graves desafios, plantados por um projeto neoliberal que atrofia as oportunidades de trabalho e descaracteriza as instituições públicas, capazes de prestar serviços às classes populares, LINHARES (p.18). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39109 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_acsantos.pdf | 709,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.