Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador |
Autor(es): | Medeiros, Ana Glícia de Souza Solano, Lívia Maria Rodrigues Costa, Maria Antônia Teixeira da |
Palavras-chave: | Método autobiografico;Educação;Formação |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | MEDEIROS, Ana Glícia de Souza; SOLANO, Lívia Maria Rodrigues; COSTA, Maria Antônia Teixeira da. Autobiografias e a formação do pedagogo: um diálogo autoformador. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 115-127. |
Resumo: | A formação docente tem ocupado nos últimos anos lugar de bastante destaque no cenário nacional e internacional. E está sendo discutido sob vários ângulos e métodos investigativos. No entanto, a pesquisa e o método autobiográfico tem ganhado cada vez mais enfoque nesses tipos de discussões, com intuitos diversos que vai desde a história da própria profissão, identidade, práticas até suas motivações mais intrínsecas. Por entender que a formação do educador requer fundamentação, compreensão, disponibilidade, sensibilidade, valoração do trabalho, flexibilidade, e entendendo a educação como fenômeno de conquistas e transformações, de dimensões das mais variadas no campo educacional, é que ressaltamos a grande importância do resgate das memórias dos professores para ampliar os saberes da experiência e usá-los como instrumento de autoformação e de conhecimento social, cultural e histórico. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39097 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_matcosta.pdf | 694,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.