Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39094
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A resiliência na formação docente |
Autor(es): | Silva, Sebastiana Florentino da |
Palavras-chave: | Adversidades;Saúde mental;Síndrome de Burnout |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SILVA, Sebastiana Florentino da. A resiliência na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 78-90. |
Resumo: | Este estudo bibliográfico objetiva abordar, de modo geral, as adversidades vividas pelos professores no contexto escolar, ressaltando seu adoecimento devido a condições de trabalho prejudiciais à sua saúde mental, especialmente no que se refere ao estresse ocasionado por relações interpessoais intensas. Especificamente, intenciona: i) compreender o que conduz o professor da sala de aula ao consultório médico, ou seja, que condições laborais o fazem adoecer e o tornam suscetível à Síndrome de Burnout; ii) apresentar estratégias de adaptação para melhor enfrentar essas situações adversas por meio do conceito de “Resiliência” e iii) oferecer sugestões para uma melhor qualidade das condições de trabalho na escola e, em decorrência, um ambiente favorável à saúde mental do professor. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39094 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_sfsilva.pdf | 621,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.