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dc.contributor.advisorSoares, Marília Mendes-
dc.contributor.authorMartins, Emerson Diego Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-01-23T20:19:45Z-
dc.date.available2019-01-23T20:19:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMARTINS, Emerson Diego Ribeiro. Identificação da vulnerabilidade de usuários a partir de suas postagens em páginas bancárias Russas. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39080-
dc.description.abstractThe exploitation of social networks on the Internet, especially the application of these networks as tools for the relationship between the bank and bank customers, is increasingly being a differentiated option for bank clients to relate to their bank more conveniently and comfort, as initial support to deal with issues such as: doubts, complaints, suggestions or even requests directly related to the bank, getting quick answers without having to go to an agency from your bank. Concepts related to social engineering, information security, users' access to banking pages, social systems and the use of companies in social network pages are presented. This paper deals with the communication between bank clients and their respective banks, aiming the security of their posts as a way of studying vulnerability from their texts on pages of banking systems in social systems. In this work was carried out an experiment with approximately 1,000 posts extracted from bank pages in the social network Facebook. These posts had a classification and presented the following statistical percentages for each type of classification: Vulnerable Posts (11.44%), Not Vulnerable to user secrecy breach (50.57%) and Post Forwarded to private area of private communication bank / customer (38.09%). In addition to these postings, the postings related to advertising and publicity directed to the banks worked (Banco do Brasil and Banco Bradesco) were not taken into account.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectPáginas bancáriaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEngenharia socialpt_BR
dc.titleIdentificação da vulnerabilidade de usuários a partir de suas postagens em páginas bancárias Russaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA exploração das redes sociais na Internet, em especial a aplicação dessas redes como ferramentas para se realizar o relacionamento entre o banco e cliente de bancos, vem cada vez mais sendo uma opção diferenciada para os clientes bancários se relacionarem com seu banco com mais praticidade e conforto, como apoio inicial para tratar de assuntos como: dúvidas, reclamações, sugestões ou até mesmo solicitações relacionadas diretamente com o banco, obtendo respostas rápidas sem precisar se dirigir a uma agência de seu banco. São apresentados conceitos referentes à engenharia social, segurança da informação, acesso dos usuários em páginas bancárias, sistemas sociais e utilização de empresas nas páginas de redes sociais. Este trabalho aborda a comunicação entre clientes bancários e seus respectivos bancos, visando a segurança de suas postagens como forma de se estudar a vulnerabilidade a partir de seus textos em páginas de sistemas bancários em sistemas sociais. Neste trabalho foi realizado um experimento com aproximadamente 1.000 postagens extraídas de páginas bancárias na rede social Facebook. Essas postagens passaram por uma classificação e apresentaram os seguintes percentuais estatísticos para cada tipo de classificação: Postagens Vulneráveis (11,44%), Não Vulneráveis à quebra de sigilo do usuário (50,57%) e Postagem Reencaminhada para área privada de comunicação privada banco/cliente (38,09%). Além dessas postagens, não foram levadas em consideração as postagens relacionadas a publicidade e propaganda direcionadas aos bancos trabalhados (Banco do Brasil e Banco Bradesco).pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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