Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39065
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da URCA, formulações e proposições para a formação docente |
Autor : | Mota, Maria É Braga |
Palabras clave : | Projeto Político Pedagógico;Formação do professor;Pedagogia |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | MOTA, Maria É Braga. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da URCA, formulações e proposições para a formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 11957-11968. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivamos com esse pesquisa, analisar na proposta institucional, através do Projeto Político Pedagógico, as formulações e proposições para a formação do pedagogo, na Universidade Regional do Cariri - URCA, observando as influências do currículo do curso na prática pedagógica dos alunos que já são professores, tendo a ação do currículo como resultante da ação da formação. Para o direcionamento dessa discussão, nos pautamos na análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, cuja elaboração é datada de 2007. Dessa feita, desenvolvemos estudo documental e entrevista com alunos e professores do curso. Para compreender a análise feita pelos interlocutores do curso, no caso o representativo dos alunos do último semestre, sobre as influências do curso na sua prática pedagógica, precisou também, perceber os pressupostos, objetivos e perfil profissional que a instituição formadora se propõe a formar, através da análise da matriz curricular do curso. Percebemos que todas as ações do currículo da instituição, mesmo sem relações intencionais aparentes, refletem na organização da prática pedagógica dos alunos, nas escolas em que trabalham e na formulação do perfil profissional Porém, fica evidenciado como síntese que podemos perceber que é consenso, por parte dos alunos, a ideia do curso iniciar com o trabalho teórico, vinculado à ação da profissão docente, ou seja, relacionando a teoria à prática. Isto evitaria o empobrecimento das práticas nas escolas, que, na maioria das vezes, são instrumentais, distante de questionamentos e criticidades das questões manifestas em sala de aula. É preciso evidenciar que o estágio é teoria e prática, e não só prática ou teoria. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39065 |
ISBN : | 2176 1396 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mebmota.pdf | 257,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.