Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39065
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Maria É Braga-
dc.date.accessioned2019-01-23T15:16:12Z-
dc.date.available2019-01-23T15:16:12Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationMOTA, Maria É Braga. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da URCA, formulações e proposições para a formação docente. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 11957-11968.pt_BR
dc.identifier.isbn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39065-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleProjeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da URCA, formulações e proposições para a formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivamos com esse pesquisa, analisar na proposta institucional, através do Projeto Político Pedagógico, as formulações e proposições para a formação do pedagogo, na Universidade Regional do Cariri - URCA, observando as influências do currículo do curso na prática pedagógica dos alunos que já são professores, tendo a ação do currículo como resultante da ação da formação. Para o direcionamento dessa discussão, nos pautamos na análise do Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, cuja elaboração é datada de 2007. Dessa feita, desenvolvemos estudo documental e entrevista com alunos e professores do curso. Para compreender a análise feita pelos interlocutores do curso, no caso o representativo dos alunos do último semestre, sobre as influências do curso na sua prática pedagógica, precisou também, perceber os pressupostos, objetivos e perfil profissional que a instituição formadora se propõe a formar, através da análise da matriz curricular do curso. Percebemos que todas as ações do currículo da instituição, mesmo sem relações intencionais aparentes, refletem na organização da prática pedagógica dos alunos, nas escolas em que trabalham e na formulação do perfil profissional Porém, fica evidenciado como síntese que podemos perceber que é consenso, por parte dos alunos, a ideia do curso iniciar com o trabalho teórico, vinculado à ação da profissão docente, ou seja, relacionando a teoria à prática. Isto evitaria o empobrecimento das práticas nas escolas, que, na maioria das vezes, são instrumentais, distante de questionamentos e criticidades das questões manifestas em sala de aula. É preciso evidenciar que o estágio é teoria e prática, e não só prática ou teoria.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_eve_mebmota.pdf257,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.