Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38896
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Currículo de formação e crise de sentido: um olhar sobre o processo de construção curricular do Curso em Ciências Sociais |
Authors: | Gomes, Simone da Cunha Leitinho, Meirecele Calíope |
Keywords: | Interações comerciais, pessoais, populacionais;Globalização;Comunicação social |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | GOMES, Simone da Cunha; LEITINHO, Meirecele Calíope. Currículo de formação e crise de sentido: um olhar sobre o processo de construção curricular do Curso em Ciências Sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Interações comerciais, pessoais, populacionais, culturais conheceram uma intensificação dramática nas últimas três décadas. Esse movimento tem início com: a globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras; a disseminação, a uma escala mundial, de informação e imagens através dos meios de comunicação social; o deslocamento em massa de pessoas, quer como turistas, quer como trabalhadores migrantes ou refugiados (BOAVENTURA DOS SANTOS, 2002). A amplitude e profundidade destas interações transnacionais levaram a que alguns autores as vissem como ruptura em relação às anteriores formas de compreensão do mundo e da vida social. Isso implica que o impacto dessas interações nos contextos sociais e, portanto, nas diferentes ciências sociais que produziram as identidades econômica, política, social e cultural da sociedade moderna é fundamentalmente significativo neste atual momento, dando margem a várias e controversas leituras.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38896 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_scgomes.pdf | 141,61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.