Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38896
Type: Artigo de Evento
Title: Currículo de formação e crise de sentido: um olhar sobre o processo de construção curricular do Curso em Ciências Sociais
Authors: Gomes, Simone da Cunha
Leitinho, Meirecele Calíope
Keywords: Interações comerciais, pessoais, populacionais;Globalização;Comunicação social
Issue Date: 2005
Citation: GOMES, Simone da Cunha; LEITINHO, Meirecele Calíope. Currículo de formação e crise de sentido: um olhar sobre o processo de construção curricular do Curso em Ciências Sociais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Interações comerciais, pessoais, populacionais, culturais conheceram uma intensificação dramática nas últimas três décadas. Esse movimento tem início com: a globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras; a disseminação, a uma escala mundial, de informação e imagens através dos meios de comunicação social; o deslocamento em massa de pessoas, quer como turistas, quer como trabalhadores migrantes ou refugiados (BOAVENTURA DOS SANTOS, 2002). A amplitude e profundidade destas interações transnacionais levaram a que alguns autores as vissem como ruptura em relação às anteriores formas de compreensão do mundo e da vida social. Isso implica que o impacto dessas interações nos contextos sociais e, portanto, nas diferentes ciências sociais que produziram as identidades econômica, política, social e cultural da sociedade moderna é fundamentalmente significativo neste atual momento, dando margem a várias e controversas leituras.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38896
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_scgomes.pdf141,61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.