Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842
Type: Artigo de Evento
Title: Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE
Authors: Leite, Raimundo Hélio
Maia, José Leudo
Keywords: Sistema educacional brasileiro;Exame de Admissão
Issue Date: 2005
Citation: LEITE, Raimundo Hélio; MAIA, José Leudo. Análise métrica da prova de matemática aplicada aos candidatos classificados no vestibular de 2005.1 da Universidade Estadual do Ceará – UECE. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: O sistema educacional brasileiro lança mão, ao longo do tempo, da criação de exames de passagem de um ciclo de estudo para outro, com a finalidade de enfrentar a demanda que cresce em proporção maior do que o número de vagas. Foi assim instituído o célebre “exame de admissão”, para ingresso no antigo ginasial, denominado atualmente Ensino Fundamental. Os vestibulares, antigos “exames vagos” em uso desde 1911, se insere nessa perspectiva, como um conjunto de testes que visam a regulamentar o acesso à formação superior, dos alunos que terminam o Ensino Médio. Foi na década de 1960, quando a pressão por vagas no ensino superior cresceu de forma assustadora, que o vestibular assumiu papel de relevância no cenário educacional brasileiro. Desde então, ficou no meio do caminho entre o ensino médio e o ensino superior e se constituiu, até tempos recentes, num dos poucos mecanismos de seleção para ingresso nas universidades brasileiras. [ ...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38842
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_rhelioleite.pdf183,63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.