Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38580
Type: Artigo de Evento
Title: Educar igual a motivar o conhecimento criativo (e=mc2): a inteligência como patrimônio universal
Authors: Rabelo, Jeriane da Silva
Moura, Lucimeire Alves
Fernandes, Tereza Liduina Grigório
Keywords: Educar;Inteligência;Altas habilidades
Issue Date: 2010
Publisher: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: RABELO, Jeriane da Silva; MOURA, Lucimeire Alves; FERNANDES, Tereza Liduina Grigório. Educar igual a motivar o conhecimento criativo (e=mc2): a inteligência como patrimônio universal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2605-2614.
Abstract in Brazilian Portuguese: A incidência de altas habilidades/superdotação implica a participação de fatores genéticos na determinação das capacidades, assegurando a presença de potencial superior em homens e mulheres de todas as raças, credos e classes socioeconômicas, formando um grupo heterogêneo, com características bastante diversificadas. Deve-se, portanto, ressaltar a existência das variadas manifestações da inteligência e conscientizar o educador que esses alunos se encontram igualmente distribuídos em homens e mulheres de todos os estratos sociais, numa proporção estimada em 3 a 5% da população mundial. Para os talentosos, a proporção é maior, sendo calculada em 25% da população mundial. Contudo, a estimulação do meio físico e social se mostra imprescindível para a preservação e desenvolvimento das capacidades: nenhum potencial, portanto, pode se desenvolver sozinho (BRASIL, 1995, 1999a, 1999b; GUENTHER, 2000; WINNER, 1998). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38580
ISBN: 85 7485 099 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_jsrabelolamoura.pdf276,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.