Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38309
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O conceito de educação para revolução em Lênin
Título em inglês: He concept of education for revolution in Lênin
Autor(es): Queiróz, Fabio José Cavalcanti de
Farias, Paula Emanuela Lima de
Palavras-chave: Lênin;Educação política;Revolução
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista LABOR
Citação: QUEIRÓZ, Fabio José Cavalcanti de; FARIAS, Paula Emanuela Lima de. O conceito de educação para revolução em Lênin. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, número especial, p. 150-163, nov. 2017.
Resumo: Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.
Abstract: In this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspects.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38309
ISSN: 1983-5000
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_fjcqueirozpelfarias.pdf282,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.