Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38195
Tipo: | TCC |
Título : | Competências docentes na construção de cidadãos reflexivos, frente aos desafios do século XXI |
Autor : | Oliveira, Maria Gorete Pinheiro Dantas de |
Tutor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Palabras clave : | Professor;Reflexão |
Fecha de publicación : | 2006 |
Citación : | OLIVEIRA, Maria Gorete Pinheiro Dantas de. Competências docentes na construção de cidadãos reflexivos, frente aos desafios do século XXI. 2006. 59f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa busca analisar o papel do professor na construção de cidadãos reflexivos, frente às transformações e aos desafios ocorridos no mundo contemporâneo. Com o avanço das ciências, o cenário do século XXI está marcado pelo uso da tecnologia, pelos efeitos da globalização e pelo crescimento dos meios de informação e da comunicação. As novas formas de produção exigem um trabalhador com maior capacidade cognitiva e senso de interação. A educação, através da prática docente e da integralização curricular, além de dotar o cidadão de formação científica, precisa despertar a formação reflexiva de sua realidade para que este não seja um indivíduo passivo e repetidor das práticas sociais vigentes. Para isto é destacada a correlação entre atitudes do professor e sua formação política e social. As tendências curriculares da sociedade pós-industrial apontam para um aprendizado centrado na interdisciplinaridade, sistema de ensino onde o aluno é um sujeito pensante, uma perspectiva crítica do contexto histórico e social, uma prática de aceitação da diversidade cultural e respeito às diferenças individuais, além da ética, da preservação da vida e da natureza. Neste sentido, foi realizada uma análise do projeto pedagógico da Universidade Federal do Ceará, buscando entender as competências adquiridas na formação inicial do professor de História. Em seguida foi realizada uma pesquisa centrada nas atitudes docentes consideradas como necessárias ao professor do mundo contemporâneo. O resultado da pesquisa mostra que estas atitudes requeridas não estão efetivamente arraigadas à prática docente. Realidade constatada na percepção do professor e mais acentuadamente na visão do aluno, revelando que muito dos conceitos preconizados na formação inicial não são efetivamente realizados na prática. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38195 |
Aparece en las colecciones: | EAPEAA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_mgpdoliveira.pdf | 354,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.