Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38195
Tipo: TCC
Título: Competências docentes na construção de cidadãos reflexivos, frente aos desafios do século XXI
Autor(es): Oliveira, Maria Gorete Pinheiro Dantas de
Orientador: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Palavras-chave: Professor;Reflexão
Data do documento: 2006
Citação: OLIVEIRA, Maria Gorete Pinheiro Dantas de. Competências docentes na construção de cidadãos reflexivos, frente aos desafios do século XXI. 2006. 59f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar o papel do professor na construção de cidadãos reflexivos, frente às transformações e aos desafios ocorridos no mundo contemporâneo. Com o avanço das ciências, o cenário do século XXI está marcado pelo uso da tecnologia, pelos efeitos da globalização e pelo crescimento dos meios de informação e da comunicação. As novas formas de produção exigem um trabalhador com maior capacidade cognitiva e senso de interação. A educação, através da prática docente e da integralização curricular, além de dotar o cidadão de formação científica, precisa despertar a formação reflexiva de sua realidade para que este não seja um indivíduo passivo e repetidor das práticas sociais vigentes. Para isto é destacada a correlação entre atitudes do professor e sua formação política e social. As tendências curriculares da sociedade pós-industrial apontam para um aprendizado centrado na interdisciplinaridade, sistema de ensino onde o aluno é um sujeito pensante, uma perspectiva crítica do contexto histórico e social, uma prática de aceitação da diversidade cultural e respeito às diferenças individuais, além da ética, da preservação da vida e da natureza. Neste sentido, foi realizada uma análise do projeto pedagógico da Universidade Federal do Ceará, buscando entender as competências adquiridas na formação inicial do professor de História. Em seguida foi realizada uma pesquisa centrada nas atitudes docentes consideradas como necessárias ao professor do mundo contemporâneo. O resultado da pesquisa mostra que estas atitudes requeridas não estão efetivamente arraigadas à prática docente. Realidade constatada na percepção do professor e mais acentuadamente na visão do aluno, revelando que muito dos conceitos preconizados na formação inicial não são efetivamente realizados na prática.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38195
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_mgpdoliveira.pdf354,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.