Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105
Type: Artigo de Periódico
Title: Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo
Authors: Santos, Carlos Átila Lima dos
Barros, Gracy Kelly Amaral
Lopes, Ligiane de Castro
Keywords: Representações sociais;Professor ouvinte;Libras;Educação
Issue Date: 2018
Publisher: Transversal Revista em Tradução
Citation: SANTOS, Carlos Átila Lima dos; BARROS, Gracy Kelly Amaral; LOPES, Ligiane de Castro. Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 22-40, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos professores ouvintes acerca dos alunos surdos e seu ensino. Adotamos como referencial teórico Silva (2011), Lane (1992), Quadros e Perlin (2006), Sá (2002), Skliar (2006), Silveira (2011), Strobel (2008) que discutem o tema da surdez e das representações sociais. Analisamos a repercussão da Lei de Libras 10.436\02 e do Decreto 5.626\05 na formação desses professores. Para tanto, realizamos entrevistas com dezessete profissionais, incluindo professores e diretores de duas escolas do município de Caucaia. Os resultados revelaram que a maioria dos professores cursou a disciplina de Libras, na época da sua graduação, entretanto, apresentam lacunas em sua formação, no que se refere ao conhecimento da cultura surda, da Libras e da educação de surdos. Concluímos que a Lei 10.436\02 e Decreto 5.626\05 trouxeram avanços como o reconhecimento da Libras, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, entretanto, no âmbito da rede regular de ensino, há muito o que ser discutido nas escolas a fim de garantir uma efetiva inclusão dos alunos surdos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105
ISSN: 2446-8959
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_calsantosgkabarros.pdf345,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.