Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Carlos Átila Lima dos-
dc.contributor.authorBarros, Gracy Kelly Amaral-
dc.contributor.authorLopes, Ligiane de Castro-
dc.date.accessioned2018-12-17T11:31:38Z-
dc.date.available2018-12-17T11:31:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlos Átila Lima dos; BARROS, Gracy Kelly Amaral; LOPES, Ligiane de Castro. Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 22-40, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2446-8959-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransversal Revista em Traduçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectProfessor ouvintept_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleProfessores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos professores ouvintes acerca dos alunos surdos e seu ensino. Adotamos como referencial teórico Silva (2011), Lane (1992), Quadros e Perlin (2006), Sá (2002), Skliar (2006), Silveira (2011), Strobel (2008) que discutem o tema da surdez e das representações sociais. Analisamos a repercussão da Lei de Libras 10.436\02 e do Decreto 5.626\05 na formação desses professores. Para tanto, realizamos entrevistas com dezessete profissionais, incluindo professores e diretores de duas escolas do município de Caucaia. Os resultados revelaram que a maioria dos professores cursou a disciplina de Libras, na época da sua graduação, entretanto, apresentam lacunas em sua formação, no que se refere ao conhecimento da cultura surda, da Libras e da educação de surdos. Concluímos que a Lei 10.436\02 e Decreto 5.626\05 trouxeram avanços como o reconhecimento da Libras, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, entretanto, no âmbito da rede regular de ensino, há muito o que ser discutido nas escolas a fim de garantir uma efetiva inclusão dos alunos surdos.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_calsantosgkabarros.pdf345,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.