Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Carlos Átila Lima dos | - |
dc.contributor.author | Barros, Gracy Kelly Amaral | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ligiane de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T11:31:38Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T11:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carlos Átila Lima dos; BARROS, Gracy Kelly Amaral; LOPES, Ligiane de Castro. Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 22-40, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8959 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38105 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Transversal Revista em Tradução | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject | Professor ouvinte | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos dos professores ouvintes acerca dos alunos surdos e seu ensino. Adotamos como referencial teórico Silva (2011), Lane (1992), Quadros e Perlin (2006), Sá (2002), Skliar (2006), Silveira (2011), Strobel (2008) que discutem o tema da surdez e das representações sociais. Analisamos a repercussão da Lei de Libras 10.436\02 e do Decreto 5.626\05 na formação desses professores. Para tanto, realizamos entrevistas com dezessete profissionais, incluindo professores e diretores de duas escolas do município de Caucaia. Os resultados revelaram que a maioria dos professores cursou a disciplina de Libras, na época da sua graduação, entretanto, apresentam lacunas em sua formação, no que se refere ao conhecimento da cultura surda, da Libras e da educação de surdos. Concluímos que a Lei 10.436\02 e Decreto 5.626\05 trouxeram avanços como o reconhecimento da Libras, a inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores, entretanto, no âmbito da rede regular de ensino, há muito o que ser discutido nas escolas a fim de garantir uma efetiva inclusão dos alunos surdos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_calsantosgkabarros.pdf | 345,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.