Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37914
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJimenez, Maria Susana Vasconcelos-
dc.contributor.authorSilva, Silvina Pimentel-
dc.date.accessioned2018-12-05T15:46:43Z-
dc.date.available2018-12-05T15:46:43Z-
dc.date.issued1992-
dc.identifier.citationSilva, S. P.; Jimenez, M. S. V.; Alvite, M. M. C.; Dallago, M. L. L. (1992)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37914-
dc.descriptionSILVA, Silvina Pimentel. A natureza e o papel dos fundamentos teóricos na formação do educador. 1992. 133f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1992.pt_BR
dc.description.abstractThe job dissertation realized had as aim of study the Pedagogy Course, more especifically, retlecting about the ideological support base of the theoretical source predominant in the educacionalist's formation, inside these courses. The ideas questioned and/or confírmed, in the happening oh this research, allowed it to streng then the belief in the ideological-against educational power. Therefore, understanding the education as a possibility to influence in the organization of the essential practical elements, putting in action the plan of the historical process that consolidates the social and economical power that interests the human being. Arisingfrom this optics, the author argues about the necessity that Pedagogy Courses work with theories that identify with an alternative society project that it wants to reach, However, it believes, this possibility becomes real, when the men's conscience introduce theories that intend to reach a practice in this direction.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação do educador - fundamentos teóricospt_BR
dc.subjectCurso de pedagogia - matriz teóricapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleA natureza e o papel dos fundamentos teóricos na formação do educadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorAlvite, Maria Mercedes Capelo-
dc.contributor.co-advisorDallago, Maria Lúcia Lopes-
dc.description.abstract-ptbrO trabalho de dissertação realizado,teve como objeto de estudo o Curso de Pedagogia, mais especificamente, refletir sobre a base de sustentação ideológica da matriz teórica preponderante na formação do educador, dentro desses cursos. As idéias levantadas e/ou confirmadas, no decorrer desta pesquisa, permitiram fortalecer a crença no poder contra-ideológico da educação. Entendendo-se portanto, a educação como possibilidade de influenciar na organização dos elementos práticos indispensáveis, ao se colocar em ação o plano do pensamento, que venham acelerar e fortalecer, as bases do processo histórico que consolida o poder econômico e social que interessa à humanidade. Partindo desta ótica, a autora argumenta sobre a necessidade de que os Cursos Pedagógicos trabalhem teorias que se identifiquem com um projeto de sociedade alternativa que queira alcançar. Acredita, porém, que esta possibilidade se tomará real, quando a consciência dos homens introjetar teorias que se proponham atingir uma prática nesta direção.pt_BR
dc.title.enThe nature and the role of the theoretical bases in the educacionalist's formationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_dis_spsilva.pdf69,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.