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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliar a prevalência do transtorno déficit de atenção/hiperatividade no município de Fortaleza
Autor(es): Alencar, Maria de Jesus Queiroz de
Palavras-chave: Inclusão escolar;Pesquisa exploratória;Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade;Ensino fundamental - Fortaleza (CE)
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Alencar, M. J. Q. (2006)
Resumo: O ato de avaliar nasceu com o próprio homem e o acompanha em todas as suas contingências. O homem observa; julga, isto é, avalia, conforme referiu Stake (apud VIANNA, 2000). Luckesi (1996) menciona que epistemologicamente – proveniente do latim a-valere, que quer dizer, dar valor a – a avaliação não existe por si, mas para a atividade a qual serve. Tem por fim auxiliar, fornecer subsídios, orientar, e, no âmbito educacional, nortear o educador, de modo a responder adequadamente às necessidades do aluno. Não se encerra nela mesma, mas por meio de um processo de apreciação, de ajuizamento, aponta possibilidades, indica os caminhos (HOFFMANN, 1993; PERRENOUD, 1999; HADJI, 2001). Nessa perspectiva, pretendemos dispor da avaliação como meio para adentrar no universo que circunda o aluno com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e desvendar conflitos, desfazer mitos, encontrar respostas pertinentes a sua vida acadêmica. [...]
Descrição: ALENCAR, Maria de Jesus Queiroz. Avaliar a prevalência do transtorno déficit de atenção/hiperatividade no município de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 26-34.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37818
ISBN: 85 7485 098 5
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