Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
Tipo: | TCC |
Título : | Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza |
Autor : | Salles, Regina Célia Praxedes de |
Tutor: | Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
Palabras clave : | Necessidades educativas especiais;Educação Física |
Fecha de publicación : | 2003 |
Citación : | Salles, R. C. P.; Magalhães, R. C. B. P. (2003) |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo monográfico teve como objetivo realizar uma descrição e análise das concepções de professores de educação física acerca da possibilidade de inclusão de alunos com necessidades educacionais especi-ais(NEEs) nas suas aulas. Tomamos como objeto a informação que esse pro-fissional tem sobre a inclusão de crianças especiais em suas aulas, e as contribuições que ela oferece à essas crianças de expandir-se através de seus movimentos.Inicialmente esclarecemos quanto à conceituação e caracterização das pessoas portadoras de necessidades especiais, suas limitações e potencialidades. Mostramos, ainda, como esses profissionais possam viabilizar atividades físicas, desportivas, recreativas, para as pessoas portadoras de deficiência, através das principais filosofias e métodos de trabalho de Educação Física, bem como das modalidades esportivas e adaptações de regras praticadas em eventos esportivos. Realizamos, finalmente, uma pesquisa junto a uma amostra de 50 professores de educação física que atuam em Fortaleza-CE a qual demonstrou a fragilidade da formação destes profissionais e suas dificuldades para realizar aulas de educação física que incluam alunos com NEEs. Este estudo contribuiu, portanto, para apontar as necessidades que estes professores têm de ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão e, assim, construírem uma prática pedagógica que garanta as pessoas com NEEs seu direito a uma escola inclusiva e democrática. |
Descripción : | SALLES, Regina Célia Praxedes de. Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza. 2003. 73f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639 |
Aparece en las colecciones: | EICESREUFC - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_rcpsalles.pdf | 712,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.