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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva | - |
dc.contributor.author | Salles, Regina Célia Praxedes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T18:00:40Z | - |
dc.date.available | 2018-11-23T18:00:40Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | Salles, R. C. P.; Magalhães, R. C. B. P. (2003) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37639 | - |
dc.description | SALLES, Regina Célia Praxedes de. Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza. 2003. 73f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.title | Educação física e inclusão: um estudo com professores na cidade de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo monográfico teve como objetivo realizar uma descrição e análise das concepções de professores de educação física acerca da possibilidade de inclusão de alunos com necessidades educacionais especi-ais(NEEs) nas suas aulas. Tomamos como objeto a informação que esse pro-fissional tem sobre a inclusão de crianças especiais em suas aulas, e as contribuições que ela oferece à essas crianças de expandir-se através de seus movimentos.Inicialmente esclarecemos quanto à conceituação e caracterização das pessoas portadoras de necessidades especiais, suas limitações e potencialidades. Mostramos, ainda, como esses profissionais possam viabilizar atividades físicas, desportivas, recreativas, para as pessoas portadoras de deficiência, através das principais filosofias e métodos de trabalho de Educação Física, bem como das modalidades esportivas e adaptações de regras praticadas em eventos esportivos. Realizamos, finalmente, uma pesquisa junto a uma amostra de 50 professores de educação física que atuam em Fortaleza-CE a qual demonstrou a fragilidade da formação destes profissionais e suas dificuldades para realizar aulas de educação física que incluam alunos com NEEs. Este estudo contribuiu, portanto, para apontar as necessidades que estes professores têm de ampliarem seus conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão e, assim, construírem uma prática pedagógica que garanta as pessoas com NEEs seu direito a uma escola inclusiva e democrática. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EICESREUFC - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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