Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405
Tipo: TCC
Título : O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortaleza
Autor : Silva, Cláudia Robéria da
Tutor: Silva, Francisco José Chaves da
Palabras clave : Jogo teatral;Prática Pedagógica;Educação Infantil
Fecha de publicación : 2015
Citación : Silva, C. R.;Silva, F. J. C. (2015)
Resumen en portugués brasileño: Este estudo traz como tema “O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com Arte em uma creche municipal de Fortaleza” e tem por objetivo compreender a perspectiva das professoras sobre a prática pedagógica pautada no fazer teatral. Assim, teve como apoioteórico estudos sobre Arte-educação feitos por Duarte Junior (1991), Linhares (2002), teatro na escola por Reverbel (1997) e as legislações atuais para a Educação Infantil, dentre outros. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública, seus sujeitos foram quatro professoras efetivas da rede municipal. Os resultados obtidos revelaram que o jogo teatral na prática docente acontece, cotidianamente, articulado a outras práticas artísticas, como a música e a dança. O jogo teatral também está vinculado a Contações de histórias, a brincadeiras de faz de conta. O estudo revelou que a partir da experiência dramática há desenvolvimento da expressividade, da oralidade, da confiança. Contudo, há muitos desafios na construção de uma prática pautada na Arte teatral que vão desde materiais, à formação específica para atuar na área, como formação pessoal com vivências e apreciação artística. Concluímos que o uso do teatro na creche se articula às demais linguagens artísticas, desse modo, as diversas linguagens são abordadas com as crianças em sala, no entanto, de acordo com o pensamento das professoras, há necessidade de formação específica. Observamos inclusive que as professoras, mesmo de forma incipiente, fundamentam sua prática pedagógica pautada na Arte teatral, a partir das suas experiências nos contextos de formação pessoal e pedagógico, dessa forma, ela está presente na sua prática educativa.
Descripción : SILVA, Cláudia Robéria da. O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortaleza. . 2015. 47f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405
Aparece en las colecciones: EDEI - Monografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_crsilva.pdf598,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.