Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Chaves da-
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Robéria da-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:54:30Z-
dc.date.available2018-11-16T18:54:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, C. R.;Silva, F. J. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37405-
dc.descriptionSILVA, Cláudia Robéria da. O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortaleza. . 2015. 47f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo teatralpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com arte em uma creche municipal de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo traz como tema “O jogo teatral na prática docente: experiências pedagógicas com Arte em uma creche municipal de Fortaleza” e tem por objetivo compreender a perspectiva das professoras sobre a prática pedagógica pautada no fazer teatral. Assim, teve como apoioteórico estudos sobre Arte-educação feitos por Duarte Junior (1991), Linhares (2002), teatro na escola por Reverbel (1997) e as legislações atuais para a Educação Infantil, dentre outros. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e teve como procedimento metodológico a entrevista semiestruturada. A pesquisa aconteceu em uma instituição pública, seus sujeitos foram quatro professoras efetivas da rede municipal. Os resultados obtidos revelaram que o jogo teatral na prática docente acontece, cotidianamente, articulado a outras práticas artísticas, como a música e a dança. O jogo teatral também está vinculado a Contações de histórias, a brincadeiras de faz de conta. O estudo revelou que a partir da experiência dramática há desenvolvimento da expressividade, da oralidade, da confiança. Contudo, há muitos desafios na construção de uma prática pautada na Arte teatral que vão desde materiais, à formação específica para atuar na área, como formação pessoal com vivências e apreciação artística. Concluímos que o uso do teatro na creche se articula às demais linguagens artísticas, desse modo, as diversas linguagens são abordadas com as crianças em sala, no entanto, de acordo com o pensamento das professoras, há necessidade de formação específica. Observamos inclusive que as professoras, mesmo de forma incipiente, fundamentam sua prática pedagógica pautada na Arte teatral, a partir das suas experiências nos contextos de formação pessoal e pedagógico, dessa forma, ela está presente na sua prática educativa.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_crsilva.pdf598,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.