Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190
Type: | TCC |
Title: | Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática |
Authors: | Ferreira, Tamires De Sá |
Advisor: | Zylberberg, Tatiana Passos |
Keywords: | Educação Somática;Restrição Visual em pessoas videntes;Desmecanização do Movimento;Atletas Universitários;Consciência Corporal |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Ferreira, Tamires De Sá. Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática. 2017. 52 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As abordagens somáticas se apresentam como uma via de descondicionamento, que ampliam a percepção de si e levam as pessoas a refletirem sobre o que acontece com o próprio corpo, que inúmeras vezes se apresenta (de)formado e mecanizado por valores socioculturais. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de experiências de educação somática em atletas universitários, valendo-se especialmente de atividades de consciência corporal com restrição visual. Os sujeitos da pesquisa foram três atletas do time de Handebol do Desporto Universitário da UFC (Universidade Federal do Ceará) no ano de 2016. Foram realizadas 06 intervenções de restrição da visão integrada à educação somática para possibilitar uma vivência desprendida da imitação. Para captar as percepções dos atletas participantes aplicou-se entrevista. Os dados obtidos foram analisados à luz da abordagem fenomenológica. Os resultados obtidos, ainda que insuficientes, mostraram que é benéfica a implantação de exercícios de educação somática em paralelo aos treinos do esporte específico, podendo possibilitar à ampliação do repertório motor, desmecanização dos gestos e a consciência corporal eu, que pode auxiliar na prevenção de lesões. |
Abstract: | Somatic approaches present themselves as a way of deconditioning, which increase the perception of oneself and lead people to reflect on what happens to one's own body that is often presented (de) formed and mechanized by sociocultural values. This work aims to evaluate the effects of somatic education experiences on university athletes, using especially visual awareness activities. The subjects of the research were three athletes of the University Sports Handball team of the UFC (Federal University of Ceará) in the year 2016. Six interventions were carried out restricting the integrated vision of somatic education (Bolsanello, 2011, 2012) to enable a detached experience of imitation. To capture the perceptions of the participating athletes an interview was applied. The data obtained were analyzed in light of the phenomenological approach. The results obtained, although insufficient, have shown that it is beneficial to implement somatic education exercises in parallel to the specific sport training, which may allow the expansion of the motor repertoire, the deconstruction of the gestures and body awareness, and may help to prevent injuries. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_tsferreira.pdf | 994,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.