Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZylberberg, Tatiana Passos-
dc.contributor.authorFerreira, Tamires De Sá-
dc.date.accessioned2018-11-10T14:43:17Z-
dc.date.available2018-11-10T14:43:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFerreira, Tamires De Sá. Possibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somática. 2017. 52 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37190-
dc.description.abstractSomatic approaches present themselves as a way of deconditioning, which increase the perception of oneself and lead people to reflect on what happens to one's own body that is often presented (de) formed and mechanized by sociocultural values. This work aims to evaluate the effects of somatic education experiences on university athletes, using especially visual awareness activities. The subjects of the research were three athletes of the University Sports Handball team of the UFC (Federal University of Ceará) in the year 2016. Six interventions were carried out restricting the integrated vision of somatic education (Bolsanello, 2011, 2012) to enable a detached experience of imitation. To capture the perceptions of the participating athletes an interview was applied. The data obtained were analyzed in light of the phenomenological approach. The results obtained, although insufficient, have shown that it is beneficial to implement somatic education exercises in parallel to the specific sport training, which may allow the expansion of the motor repertoire, the deconstruction of the gestures and body awareness, and may help to prevent injuries.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectRestrição Visual em pessoas videntespt_BR
dc.subjectDesmecanização do Movimentopt_BR
dc.subjectAtletas Universitáriospt_BR
dc.subjectConsciência Corporalpt_BR
dc.titlePossibilidades corporais para a desmecanização do movimento em pessoas videntes do desporto universitário: uma experiência integrando restrição visual e educação somáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs abordagens somáticas se apresentam como uma via de descondicionamento, que ampliam a percepção de si e levam as pessoas a refletirem sobre o que acontece com o próprio corpo, que inúmeras vezes se apresenta (de)formado e mecanizado por valores socioculturais. Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de experiências de educação somática em atletas universitários, valendo-se especialmente de atividades de consciência corporal com restrição visual. Os sujeitos da pesquisa foram três atletas do time de Handebol do Desporto Universitário da UFC (Universidade Federal do Ceará) no ano de 2016. Foram realizadas 06 intervenções de restrição da visão integrada à educação somática para possibilitar uma vivência desprendida da imitação. Para captar as percepções dos atletas participantes aplicou-se entrevista. Os dados obtidos foram analisados à luz da abordagem fenomenológica. Os resultados obtidos, ainda que insuficientes, mostraram que é benéfica a implantação de exercícios de educação somática em paralelo aos treinos do esporte específico, podendo possibilitar à ampliação do repertório motor, desmecanização dos gestos e a consciência corporal eu, que pode auxiliar na prevenção de lesões.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_tsferreira.pdf994,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.