Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085
Tipo: | TCC |
Título : | As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos |
Autor : | Linhares, Maria Lídia |
Tutor: | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
Palabras clave : | Criança;Brincadeira;Educação Infantil |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | Linhares, M. L., Cruz, R. C. A. (2012) |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa buscou estudar as concepções das coordenadoras sobre a brincadeira na Educação Infantil. Especificamente o objetivo foi analisar as concepções da coordenadora pedagógica da Educação Infantil sobre seu papel na brincadeira da criança. Foram também objeto de análise as concepções da coordenadora da pré-escola sobre criança, Educação Infantil e brincadeira, suas contribuições para incluir a brincadeira na rotina da pré-escola. Como referencial teórico básico foram adotadas as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon e os estudos de Kishimoto, no que se refere ao papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se constitui por um estudo de caso, em que foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas como principal instrumento. O estudo foi realizado em três pré-escolas de Educação Infantil do município de Morrinhos, sendo três as coordenadoras que responderam os questionários. Os resultados encontrados revelaram que as coordenadoras consideram o brincar de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Elas apontam como uma estratégia de maior relevância dentro do contexto da pré-escola a brincadeira planejada e dirigida pelos professores utilizada com intencionalidade pedagógica. Apesar de considerarem que o brincar promove o desenvolvimento infantil, o conhecimento das coordenadoras sobre o assunto parece bastante superficial, de forma que o trabalho desenvolvido com as crianças ainda não é manifestado em sua totalidade, sendo deficiente na promoção da aprendizagem através das brincadeiras. Palavras-chave: |
Descripción : | LINHARES, Maria Lídia. As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085 |
Aparece en las colecciones: | EEI - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mllinhares.pdf | 563,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.