Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade | - |
dc.contributor.author | Linhares, Maria Lídia | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T18:40:24Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T18:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Linhares, M. L., Cruz, R. C. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37085 | - |
dc.description | LINHARES, Maria Lídia. As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos. 2012. 70f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | As concepções das coordenadoras pedagógicas sobre a brincadeira na pré-escola do município de Morrinhos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa buscou estudar as concepções das coordenadoras sobre a brincadeira na Educação Infantil. Especificamente o objetivo foi analisar as concepções da coordenadora pedagógica da Educação Infantil sobre seu papel na brincadeira da criança. Foram também objeto de análise as concepções da coordenadora da pré-escola sobre criança, Educação Infantil e brincadeira, suas contribuições para incluir a brincadeira na rotina da pré-escola. Como referencial teórico básico foram adotadas as teorias de Vygotsky, Piaget, Wallon e os estudos de Kishimoto, no que se refere ao papel da brincadeira no desenvolvimento infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se constitui por um estudo de caso, em que foi adotado um questionário com questões abertas e fechadas como principal instrumento. O estudo foi realizado em três pré-escolas de Educação Infantil do município de Morrinhos, sendo três as coordenadoras que responderam os questionários. Os resultados encontrados revelaram que as coordenadoras consideram o brincar de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Elas apontam como uma estratégia de maior relevância dentro do contexto da pré-escola a brincadeira planejada e dirigida pelos professores utilizada com intencionalidade pedagógica. Apesar de considerarem que o brincar promove o desenvolvimento infantil, o conhecimento das coordenadoras sobre o assunto parece bastante superficial, de forma que o trabalho desenvolvido com as crianças ainda não é manifestado em sua totalidade, sendo deficiente na promoção da aprendizagem através das brincadeiras. Palavras-chave: | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mllinhares.pdf | 563,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.