Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
Tipo: TCC
Título : A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica
Autor : Lopes, Maria do Socorro Tomaz
Tutor: Costa, Sinara Almeida da
Palabras clave : Criança;Cuidar;Educação infantil
Fecha de publicación : 2012
Citación : Lopes, M. S. T.; Costa, S. A. (2012)
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa trata sobre a perspectiva das professoras de Creche e Pré-Escola sobre o papel do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) na sua prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo foi compreender a perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre possíveis impactos do PROINFANTIL na sua prática com as crianças. Este trabalho teve como respaldo teórico os autores Cruz (2010), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002) e Kramer (2000). A metodologia constou da realização de entrevistas individuais semi estruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Infantil. Esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa onde é estabelecida uma relação intrínseca de interações com as entrevistadas envolvendo as experiências diárias pautadas em seus conhecimentos formados. A pesquisa mostrou que os elementos presentes nas concepções de todas as docentes induzem a ideia de uma infância única e descontextualizada. Também deixa visível que o objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental e guardá-la enquanto sua família trabalha fora de casa. Outro aspecto constatado foi o entusiasmo manifestado pelas professoras com a possibilidade de voltarem a estudar e com perspectiva de serem habilitados como professoras. Nesse sentido, a concepção e os instrumentos de aprendizagem e de avaliação mostram-se efetivos neste processo. O fato de a leitura e a escrita percebam o seu próprio processo formativo, avaliando os conteúdos desenvolvidos e se auto-avaliando, como também a construção de uma prática transformadora.
Descripción : LOPES, Maria do Socorro Tomaz. A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica. 2012. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
Aparece en las colecciones: EEI - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_tcc_mstlopes.pdf399,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.