Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Sinara Almeida da | - |
dc.contributor.author | Lopes, Maria do Socorro Tomaz | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T18:38:41Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T18:38:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Lopes, M. S. T.; Costa, S. A. (2012) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073 | - |
dc.description | LOPES, Maria do Socorro Tomaz. A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica. 2012. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Cuidar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa trata sobre a perspectiva das professoras de Creche e Pré-Escola sobre o papel do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) na sua prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo foi compreender a perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre possíveis impactos do PROINFANTIL na sua prática com as crianças. Este trabalho teve como respaldo teórico os autores Cruz (2010), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002) e Kramer (2000). A metodologia constou da realização de entrevistas individuais semi estruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Infantil. Esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa onde é estabelecida uma relação intrínseca de interações com as entrevistadas envolvendo as experiências diárias pautadas em seus conhecimentos formados. A pesquisa mostrou que os elementos presentes nas concepções de todas as docentes induzem a ideia de uma infância única e descontextualizada. Também deixa visível que o objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental e guardá-la enquanto sua família trabalha fora de casa. Outro aspecto constatado foi o entusiasmo manifestado pelas professoras com a possibilidade de voltarem a estudar e com perspectiva de serem habilitados como professoras. Nesse sentido, a concepção e os instrumentos de aprendizagem e de avaliação mostram-se efetivos neste processo. O fato de a leitura e a escrita percebam o seu próprio processo formativo, avaliando os conteúdos desenvolvidos e se auto-avaliando, como também a construção de uma prática transformadora. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_mstlopes.pdf | 399,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.