Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Sinara Almeida da-
dc.contributor.authorLopes, Maria do Socorro Tomaz-
dc.date.accessioned2018-11-08T18:38:41Z-
dc.date.available2018-11-08T18:38:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationLopes, M. S. T.; Costa, S. A. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37073-
dc.descriptionLOPES, Maria do Socorro Tomaz. A perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógica. 2012. 60f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Polo Sobral (Ce), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre o papel do proinfantil na sua prática pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa trata sobre a perspectiva das professoras de Creche e Pré-Escola sobre o papel do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL) na sua prática pedagógica. O objetivo principal deste estudo foi compreender a perspectiva das professoras de creche e pré-escola sobre possíveis impactos do PROINFANTIL na sua prática com as crianças. Este trabalho teve como respaldo teórico os autores Cruz (2010), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002) e Kramer (2000). A metodologia constou da realização de entrevistas individuais semi estruturadas, realizadas com duas professoras de Educação Infantil. Esta pesquisa trata de uma abordagem qualitativa onde é estabelecida uma relação intrínseca de interações com as entrevistadas envolvendo as experiências diárias pautadas em seus conhecimentos formados. A pesquisa mostrou que os elementos presentes nas concepções de todas as docentes induzem a ideia de uma infância única e descontextualizada. Também deixa visível que o objetivo da Educação Infantil é preparar a criança para o ingresso no Ensino Fundamental e guardá-la enquanto sua família trabalha fora de casa. Outro aspecto constatado foi o entusiasmo manifestado pelas professoras com a possibilidade de voltarem a estudar e com perspectiva de serem habilitados como professoras. Nesse sentido, a concepção e os instrumentos de aprendizagem e de avaliação mostram-se efetivos neste processo. O fato de a leitura e a escrita percebam o seu próprio processo formativo, avaliando os conteúdos desenvolvidos e se auto-avaliando, como também a construção de uma prática transformadora.pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_mstlopes.pdf399,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.