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Tipo: TCC
Título : Benefícios e satisfação no trabalho: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos diretoria regional Ceará
Autor : Leandro, Antonio Guilherme de Souza
Tutor: Pinho, Ana Paula Moreno
Palabras clave : Gestão de Pessoas;Benefícios;Satisfação no Trabalho;Empresa Pública
Fecha de publicación : 2017
Citación : LEANDRO, Antonio Guilherme de Souza. Benefícios e satisfação no trabalho: um estudo de caso na empresa brasileira de correios e telégrafos diretoria regional Ceará. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: As necessidades dos colaboradores no trabalho há muito tempo são preocupações constantes das grandes empresas, e garantir a satisfação dos colaboradores é uma importante função da gestão de pessoas. Para tal, costuma-se utilizar práticas de retenção e motivação de pessoal, entre elas, o emprego de pacotes de benefícios, portanto, com as rotineiras mudanças organizacionais e mercadológicas sofridas pelas empresas, torna-se interessante estudar a efetividade deste artifício. Este trabalho constituiu-se de um estudo de caso na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na sua Diretoria Regional do Ceará sob avaliação qualitativa, e com o objetivo de descrever sua remuneração indireta e analisar a satisfação de seus colaboradores no que tange a ela. Constatou-se que o pacote de benefícios cumpre sua função de reter pessoal e que os gastos com assistência médica por exemplo, apesar de elevados, geram um grau de satisfação considerável na força de trabalho, entretanto, esses dispositivos não são isoladamente capazes de satisfazer as necessidades no trabalho, e o grau de contentamento do empregado pode ser afetado por outros fatores.
Abstract: The needs of employees at work have been a constant concern of large companies, and ensure employee satisfaction is an important function of people management. For this, retention practices and personal motivation are used, among them, the benefits packages of employment, therefore, with the routine organizational and market changes suffered by companies, it becomes interesting to study the effectiveness of this device. This Work used to a case in the Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, in its Regional Department of Ceará, and this was assessed qualitatively, desiring to characterize the indirect remuneration paid by the company and observe the satisfaction in the work of its employees. It was found that the benefits package fulfills its retention function and that medical expenses, for exemple, although expensive, generate more satisfaction, but only the benefits in isolation, are not able to satisfy the worker, and the degree of contentment at work may be affected by other variables.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36883
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