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Tipo: Dissertação
Título : Análise das condições de segurança viária para os pedestres em semáforos providos de equipamentos de fiscalização eletrônica – O caso da cidade de Fortaleza – CE
Título en inglés: Analysis of safety conditions for pedestrians at traffic lights fitted with electronic surveillance equipment - The case of the city of Fortaleza - CE
Autor : Paiva, Thais Reis
Tutor: Moreira, Maria Elisabeth Pinheiro
Palabras clave : Transportes;Segurança de trânsito
Fecha de publicación : 2009
Citación : PAIVA, T. R. Análise das condições de segurança viária para os pedestres em semáforos providos de equipamentos de fiscalização eletrônica – O caso da cidade de Fortaleza – CE. 2009. 173 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
Resumen en portugués brasileño: O crescente envolvimento dos pedestres nos acidentes de trânsito aliado ao desrespeito dos motoristas frente a algumas medidas de engenharia para reduzir os acidentes envolvendo, principalmente, os pedestres, tem sido cada vez maior. Diante de tal contexto, uma das medidas empregadas pelo órgãos de trânsito para coibir os desrespeitos praticados, vêm sendo a instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica. Este trabalho apresenta a construção de um modelo multicritério para análise das condições de segurança para os pedestres em semáforos providos de equipamentos de fiscalização eletrônica, em conjunto com os ambientes físicos nos quais os equipamentos se encontram. Para a elaboração do modelo proposto, utilizou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, por sua capacidade de considerar tanto os aspectos quantitativos e qualitativos e, dessa forma, poder considerar o ambiente físico e os aspectos operacionais em que se encontram os equipamentos. Este modelo identificou os aspectos relevantes para a implantação desse tipo de equipamento, segundo as experiências dos técnicos dos órgãos de trânsito brasileiro, dentre eles os técnicos da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza – AMC, órgão gestor do trânsito no Município de Fortaleza-CE-Brasil. Através desse estudo, espera-se apresentar os fatores que proporcionam melhores condições de segurança quando implantado em conjunto dos equipamentos de fiscalização eletrônica, de modo a auxiliar os técnicos de trânsito na escolha do local mais adequado para implantação do equipamento através de critérios mais abrangentes e, por conseguinte, obter redução na quantidade de acidentes de trânsito, principalmente, os de natureza atropelamento.
Abstract: The increasing involvement of pedestrians in traffic accidents, coupled with the failure of drivers in front of some engineering measures to reduce accidents involving mainly pedestrians, has been increasing. Faced with this context, one of the measures employed by transit agencies to curb the disrespect charged, have been installing electronic surveillance equipment. This paper presents the construction of a multicriteria model for analysis of safety conditions for pedestrians at traffic lights fitted with electronic surveillance equipment, along with the physical environments in which the equipment is. In preparing the proposed model, we used the methodology Multicriteria Decision Support, for their ability to consider both the quantitative and qualitative aspects and thus able to consider the physical environment and operational aspects that are in the equipment. This model captured the relevant aspects for the deployment of such equipment, according to the experiences of the technicians of the Brazilian traffic department, including technicians Municipal Transit Authority, Public Services and Citizenship in Fortaleza - AMC, national manager of the transit city of Fortaleza-CEBrazil. Through this study, it is expected to present the factors that provide better security when deployed in combination of electronic surveillance equipment in order to assist the technicians of transit in the choice of most appropriate location for deployment of equipment by broader criteria and thus obtaining a reduction in the number of traffic accidents, especially those of a collision.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3674
Aparece en las colecciones: DET - Dissertações defendidas na UFC

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