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Tipo: TCC
Título : Avaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas finas com diferentes tamanhos máximos nominais
Autor : Freire, Reuber Arrais
Tutor: Branco, Verônica Teixeira Franco Castelo
Co-asesor: Vasconcelos, Kamilla Lima
Palabras clave : Agregado graúdo;Fadiga;Matriz de agregados finos
Fecha de publicación : 2013
Citación : FREIRE, R. A. (2013)
Resumen en portugués brasileño: Um dos problemas mais comuns nos pavimentos flexíveis no Brasil e no mundo é o trincamento motivado pelo processo de fadiga das misturas asfálticas. A fadiga nesses materiais é relacionada a um fenômeno de pequena escala. A literatura atribui ao agregado a responsabilidade por 80% da resistência a deformação permanente de misturas asfálticas, e os outros 20% são pelas propriedades do ligante asfáltico. Com relação à fadiga, 60% da resistência é atribuída ao ligante asfáltico, e 40% aos agregados, seja pelas suas próprias características, ou pela distribuição granulométrica da combinação dos mesmos. Recentemente, autores têm utilizado a parte fina da mistura asfáltica, denominada Matriz de Agregados Finos (MAF), como ferramenta para estimar o comportamento da Mistura Asfáltica Completa (MAC) com relação ao dano por fadiga. Por definição, a MAF é composta por agregados miúdos, fíler e ligante asfáltico. Esse estudo tem como objetivo avaliar a influência dos agregados graúdos no processo de trincamento por fadiga nas misturas asfálticas usando as suas correspondentes partes finas. Uma MAC com Tamanho Máximo Nominal (TMN) de 12,5mm foi dosada usando a metodologia Superpave. A partir desta MAC original, foram dosadas três diferentes MAFs com diferentes TMNs, quais sejam: 1,18mm; 2,00mm e 4,00mm. As amostras de MAF foram submetidas à caracterização do dano por fadiga à deformação controlada usando o Reômetro de Cisalhamento Dinâmico (DSR). As amostras de MAF foram submetidas à caracterizações lineares, para obtenção das curvas mestras de módulo dinâmico. A MAC, e suas correspondentes MAFs, foram submetidas a ensaios de fratura na geometria de semicírculo (SCB), a fim de medir a energia dissipada pela propagação da trinca. Nos resultados do DSR, as curvas mestras de módulo dinâmico foram diferentes, indicando diferentes rigidezes entre as misturas. Os resultados de fratura à 15°C foram diferentes para as MAFs com diferentes TMNs, entretanto à 25°C não obteve-se diferenças consideráveis entre as misturas com diferentes TMNs.
Abstract: Fatigue cracking is one of the most common problems in asphalt pavements. This distress is related to a small-scale phenomena. The literature attributes to the aggregate properties approximately 80% of the mixture resistance to rutting, and the other 20% to the asphalt binder properties. Regarding to the fatigue cracking, 60% of this responsability is attributed to the binder characteristics and the other 40% to the aggregates properties. Recently, authors have used the fine portion of the hot mix asphalt (HMA), known as Fine Aggregates Matrix (FAM), as an intermediate step to estimate the HMA fatigue resistance. By definition, the FAM portion is composed by fine aggregates, asphalt binder and filler. This study aims to understand the influence of the coarse aggregate properties in the HMA fatigue cracking process using the correspondent FAM portion. The HMA, with 12.5mm Maximum Nominal Size (MNS), was designed using the Superpave mix design protocol. Following the original HMA design, the FAM design was evaluated using three different aggregate MNS, 1.18 mm, 2.00 mm, and 4.00 mm. The FAM samples were subjected to controlled strain fatigue damage characterization using the Dynamic Shear Rheometer (DSR). The HMA and the corresponding FAM mixtures were also subjected to the semicircular bending (SCB) fracture test in order to measure the dissipated energy during the crack propagation. For the DSR results, master curves of dynamic modulus were different, indicating different stiffnesses between mixtures. The fracture test results obtained at 15°C were different for the FAM mixtures with different MNS. However, at 25°C, there were no considerable differences between the mixtures with different MNS.
Descripción : FREIRE, Reuber Arrais. Avaliação da resistência ao trincamento de misturas asfálticas finas com diferentes tamanhos máximos nominais. 2013. 69 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36455
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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