Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | As metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superior |
Autor : | Lima, Marcos Antônio Martins Silva, Denize de Melo Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira Santos, Vanessa Saraiva |
Palabras clave : | Ensino e aprendizagem;Ensino superior;Metodologías ativas;Teaching and learning;Superior education;Active methodologies |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | Lima, M. A. M.; Silva, D. M.; Tahim, A. P. V. O.; Santos, V. S. (2016) |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo aborda a metodologia ativa no ensino superior, buscando avaliar o processo de ensino e aprendizagem do aluno e do professor. Dessa forma, parte da premissa: qual o conhecimento sobre a metodologia ativa de ensino utilizada pelas instituições de ensino superior? O objetivo da pesquisa é avaliar a adoção dessa metodologia no ensino superior, analisando os seus conceitos e verificando a sua abrangência nesse nível escolar. A pesquisa é de caráter bibliográfico, de natureza descritiva e qualitativa. No arcabouço teórico, encontramse considerações sobre o processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento do discente, metodologia ativa e ensino superior, pontos necessários para o tema abordado. O respectivo estudo tem a finalidade de mostrar uma nova forma de ensino e aprendizagem, corroborando para a ampliação dos conceitos de metodologia ativa e sua adoção no ensino superior. |
Abstract: | This study approaches the active methodology in superior education, seeking the understanding of the teaching and learning process of both the student and the teacher. In this sense, it starts from the premise: what is the knowledge about the active teaching methodology used by higher education institutions? This research goal is to think this methodology in superior education, analyzing itsconcepts and verifying its scope at this school level. The research is of bibliographical character, with descriptive and qualitative natures. In the theoretical framework, there are considerations about the teaching and learning process, student knowledge, active methodology and superior education, necessary points for the topic addressed. The respective study has the purpose of showing a new form of teaching and learning, corroborating for the expansion of the concepts of active methodologies and their adoption in superior courses. |
Descripción : | LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; SANTOS, Vanessa Saraiva. As metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superior. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1116-1134. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312 |
ISBN : | 978 85 8126 158 4 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mamlimadmsilvaapvotahimvssantos.pdf | 243,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.