Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Marcos Antônio Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Denize de Melo | - |
dc.contributor.author | Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Vanessa Saraiva | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T11:15:29Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T11:15:29Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. A. M.; Silva, D. M.; Tahim, A. P. V. O.; Santos, V. S. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312 | - |
dc.description | LIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; SANTOS, Vanessa Saraiva. As metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superior. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1116-1134. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study approaches the active methodology in superior education, seeking the understanding of the teaching and learning process of both the student and the teacher. In this sense, it starts from the premise: what is the knowledge about the active teaching methodology used by higher education institutions? This research goal is to think this methodology in superior education, analyzing itsconcepts and verifying its scope at this school level. The research is of bibliographical character, with descriptive and qualitative natures. In the theoretical framework, there are considerations about the teaching and learning process, student knowledge, active methodology and superior education, necessary points for the topic addressed. The respective study has the purpose of showing a new form of teaching and learning, corroborating for the expansion of the concepts of active methodologies and their adoption in superior courses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Metodologías ativas | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Superior education | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | pt_BR |
dc.title | As metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superior | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo aborda a metodologia ativa no ensino superior, buscando avaliar o processo de ensino e aprendizagem do aluno e do professor. Dessa forma, parte da premissa: qual o conhecimento sobre a metodologia ativa de ensino utilizada pelas instituições de ensino superior? O objetivo da pesquisa é avaliar a adoção dessa metodologia no ensino superior, analisando os seus conceitos e verificando a sua abrangência nesse nível escolar. A pesquisa é de caráter bibliográfico, de natureza descritiva e qualitativa. No arcabouço teórico, encontramse considerações sobre o processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento do discente, metodologia ativa e ensino superior, pontos necessários para o tema abordado. O respectivo estudo tem a finalidade de mostrar uma nova forma de ensino e aprendizagem, corroborando para a ampliação dos conceitos de metodologia ativa e sua adoção no ensino superior. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mamlimadmsilvaapvotahimvssantos.pdf | 243,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.