Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239
Type: | TCC |
Title: | Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil |
Authors: | Prudêncio, Davi Saraiva |
Advisor: | Cortonesi, Leandro Masuda |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | PRUDÊNCIO, Davi Saraiva. Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Partindo dos pressupostos montessorianos da autonomia e do respeito à criança, este trabalho buscou pesquisar sobre as possíveis implicações da referida pedagogia na educação física infantil. Apresenta um resumo do contexto da educação física e da educação infantil bem como uma biografia de Montessori e os principais pilares do seu método. Neste estudo, trabalhei com uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizando a pesquisa de campo na escola Casulo Montessori na cidade de Fortaleza. São analisadas e discutidas questões referentes à educação tais como a existência de conflitos, especificamente o bullying, o incentivo à autonomia dos alunos, a possibilidade de uma educação montessoriana pública dentre outros assuntos. Procurei neste trabalho observar não somente os aspectos cognitivos do método como também elementos subjacentes da educação como a interação social, afetividade, dentre outros. Ademais, problematiza a existência de uma metodologia montessoriana para a educação física infantil e as possibilidades de intervenção em uma escola não montessoriana. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dsprudêncio.pdf | 899,94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.