Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239
Tipo: TCC
Título: Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil
Autor(es): Prudêncio, Davi Saraiva
Orientador: Cortonesi, Leandro Masuda
Data do documento: 2017
Citação: PRUDÊNCIO, Davi Saraiva. Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Partindo dos pressupostos montessorianos da autonomia e do respeito à criança, este trabalho buscou pesquisar sobre as possíveis implicações da referida pedagogia na educação física infantil. Apresenta um resumo do contexto da educação física e da educação infantil bem como uma biografia de Montessori e os principais pilares do seu método. Neste estudo, trabalhei com uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizando a pesquisa de campo na escola Casulo Montessori na cidade de Fortaleza. São analisadas e discutidas questões referentes à educação tais como a existência de conflitos, especificamente o bullying, o incentivo à autonomia dos alunos, a possibilidade de uma educação montessoriana pública dentre outros assuntos. Procurei neste trabalho observar não somente os aspectos cognitivos do método como também elementos subjacentes da educação como a interação social, afetividade, dentre outros. Ademais, problematiza a existência de uma metodologia montessoriana para a educação física infantil e as possibilidades de intervenção em uma escola não montessoriana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_dsprudêncio.pdf899,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.