Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239
Tipo: | TCC |
Título: | Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil |
Autor(es): | Prudêncio, Davi Saraiva |
Orientador: | Cortonesi, Leandro Masuda |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | PRUDÊNCIO, Davi Saraiva. Pedagogia montessoriana: uma possibilidade para pensar a educação física infantil. 2017. 47 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Partindo dos pressupostos montessorianos da autonomia e do respeito à criança, este trabalho buscou pesquisar sobre as possíveis implicações da referida pedagogia na educação física infantil. Apresenta um resumo do contexto da educação física e da educação infantil bem como uma biografia de Montessori e os principais pilares do seu método. Neste estudo, trabalhei com uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, realizando a pesquisa de campo na escola Casulo Montessori na cidade de Fortaleza. São analisadas e discutidas questões referentes à educação tais como a existência de conflitos, especificamente o bullying, o incentivo à autonomia dos alunos, a possibilidade de uma educação montessoriana pública dentre outros assuntos. Procurei neste trabalho observar não somente os aspectos cognitivos do método como também elementos subjacentes da educação como a interação social, afetividade, dentre outros. Ademais, problematiza a existência de uma metodologia montessoriana para a educação física infantil e as possibilidades de intervenção em uma escola não montessoriana. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36239 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_dsprudêncio.pdf | 899,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.