Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36215
Type: Dissertação
Title: O estudo da Termodinâmica utilizando como objeto de ensino-aprendizagem o modelo do motor de combustão e de um refrigerador
Authors: Aguiar, João Paulo Procópio de
Advisor: Carmona, Humberto de Andrade
Keywords: Ensino de Física;Termodinâmica;Produto educacional;Motores
Issue Date: 2018
Citation: AGUIAR, J. P. P. O estudo da Termodinâmica utilizando como objeto de ensino-aprendizagem o modelo do motor de combustão e de um refrigerador. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho surgiu de uma necessidade que tem sido cada vez mais comum no Ensino Médio, que é a da contextualização dos temas estudados em sala de aula. Normalmente, verifica-se que, ao se ensinar Física, muitas equações e conceitos são apresentados, mas ficam diversas vezes distantes do dia-a-dia do aluno, o que torna, para alguns deles, a Física uma disciplina difícil de ser aprendida e até desinteressante de ser estudada. Dessa forma, para desmistificar tudo isso, resolveu-se desenvolver um pequeno livro de Termodinâmica (Produto Educacional), destinado tanto aos professores como aos alunos, apresentando como objeto de ensino-aprendizagem o modelo do motor de um automóvel e do motor de um refrigerador. Nesse produto educacional, foram escolhidos vários tópicos interessantes, a destacar: o motor de combustão interna; entendendo o funcionamento do motor (motor à gasolina, à álcool e à diesel); automóveis e a sociedade; cuidados para um bom funcionamento do motor; efeito estufa; o refrigerador; entendendo a refrigeração. Dessa forma, pode-se desenvolver um estudo sobre os principais conceitos termodinâmicos (calor, temperatura, etc.) de maneira integrada a vários temas transversais (meio ambiente, ecologia, impactos ambientais dos meios de transporte e do uso dos combustíveis fósseis, etc.). Além disso, apresentam-se também sugestões de leituras complementares, de experiências simples para feiras de ciências e uma ampla lista de exercícios integrados ao estilo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, acredita-se que é possível nortear mais o processo de ensinar e aprender com essa motivação, pois tratam-se de temas realmente interessantes e que podem despertar a grande “chave” para se desejar realmente aprender: a curiosidade. Pretende-se, com isso, tornar o espaço da sala de aula um espaço realmente dialógico e não monológico, mostrando ao aluno a grandiosidade que a ciência Física apresenta e sua integração com outras áreas.
Abstract: This work arose from a need that has been increasingly common in High School, which is the contextualization of the subjects studied in the classroom. Normally, when teaching Physics, many equations and concepts are presented, but they are several times distant from the student's daily life, which makes for some of them physics a difficult discipline to be learned and even uninteresting to be studied. Thus, to demystify all this, we decided to develop a small book of Thermodynamics (Educational Product), intended for both teachers and students, presenting as teaching-learning object the model of an automobile engine and the engine of a refrigerator . In this educational product, several interesting topics were chosen, namely: the internal combustion engine; understanding the operation of the engine (gasoline, alcohol and diesel engine); cars and society; care for proper engine operation; greenhouse effect; the refrigerator; understanding the refrigeration. In this way, a study on the main thermodynamic concepts (heat, temperature, etc.) can be developed in an integrated way to several cross-cutting themes (environment, ecology, environmental impacts of means of transport and use of fossil fuels, etc.). ). In addition, suggestions for complementary readings, from simple experiments to science fairs and an extensive list of ENEM (National High School Examination) exercises are presented. Thus, it is believed that it is possible to guide more the process of teaching and learning with this motivation, because they are really interesting themes and that can awaken the great "key" if you really want to learn: curiosity. It is intended, therefore, to make the space of the classroom a really dialogical and not monological space, showing the student the greatness that Physical science presents and its integration with other areas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36215
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_jppaguiar.pdf3,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.