Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35971
Tipo: TCC
Título : Análise da acessibilidade dos usuários de baixa renda as oportunidades de emprego por meio do transporte público de Fortaleza
Título en inglés: Analysis of the accessibility of low-income users employment opportunities through public transportation Fortaleza
Autor : Amancio, Edilany Moreira Aguiar
Tutor: Oliveira Neto, Francisco Moraes de
Palabras clave : Transporte Público;Acessibilidade;Análise Espacial;Equidade
Fecha de publicación : 2018
Citación : AMANCIO, E.M.A. (2018)
Resumen en portugués brasileño: O transporte público coletivo apresenta função social visto que este possibilita aos seus usuários o acesso aos serviços, às atividades sociais básicas e às oportunidades de trabalho, garantindo a acessibilidade da população de baixa renda a todo o espaço urbano representando um importante mecanismo de inclusão social. Dessa forma, torna-se imprescindível analisar a problemática da distribuição espacial desigual dos níveis de acessibilidade, esta representa o objetivo principal deste trabalho. Em busca deste propósito, utiliza-se para isso uma abordagem integrada que considera a interação da acessibilidade com os seus componentes individual, uso do solo e transporte, como também os valores estratégicos como a equidade, com a finalidade de fomentar a compreensão da problemática e de propor hipóteses para as causas deste problema. No que concerne a Metodologia, aplicou-se técnicas de análise exploratória espacial de dados em área, com o intuito de investigar as hipóteses assumidas ainda na fase de identificação da problemática, e uma modelagem não espacial, a fim de averiguar a validade deste modelo. Finalmente, os resultados obtidos mostram a forte evidência da influência dos componentes individual, transporte e uso do solo no arranjo dos níveis de acessibilidade aos postos de trabalho na cidade de Fortaleza e as limitações observadas na análise do modelo não espacial.
Abstract: Collective public transportation has a social function since it allows its users access to services, basic social activities and work opportunities, providing the accessibility of the low-income population to all urban spaces. These functions also represent an important social inclusion mechanism. Thus, it is imperative to analyze the problem of uneven spatial distribution of accessibility levels, which represents the main objective of this work. For this purpose, an integrated approach was utilized that considers the interaction of accessibility with its individual components, land use, and transportation as well as strategic values such as equity in order to foster understanding of the problem and hypotheses for the causes of this problem. As far as the methodology is concerned, spatial exploratory data analysis techniques in the area were applied to investigate hypotheses still in the problem identification phase and non-spatial modeling to ascertain the validity of the proposed model. Finally, the results showed strong evidence of the influence of the individual components, transport and land use in the arrangement of accessibility levels to the workplaces in the city of Fortaleza and the limitations observed in the analysis of the non-spatial model.
Descripción : AMANCIO, Edilany Moreira Aguiar. 2018. 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)−Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35971
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_ emaamancio.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.