Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorAmancio, Edilany Moreira Aguiar-
dc.date.accessioned2018-09-26T20:22:10Z-
dc.date.available2018-09-26T20:22:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAMANCIO, E.M.A. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35971-
dc.descriptionAMANCIO, Edilany Moreira Aguiar. 2018. 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil)−Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.description.abstractCollective public transportation has a social function since it allows its users access to services, basic social activities and work opportunities, providing the accessibility of the low-income population to all urban spaces. These functions also represent an important social inclusion mechanism. Thus, it is imperative to analyze the problem of uneven spatial distribution of accessibility levels, which represents the main objective of this work. For this purpose, an integrated approach was utilized that considers the interaction of accessibility with its individual components, land use, and transportation as well as strategic values such as equity in order to foster understanding of the problem and hypotheses for the causes of this problem. As far as the methodology is concerned, spatial exploratory data analysis techniques in the area were applied to investigate hypotheses still in the problem identification phase and non-spatial modeling to ascertain the validity of the proposed model. Finally, the results showed strong evidence of the influence of the individual components, transport and land use in the arrangement of accessibility levels to the workplaces in the city of Fortaleza and the limitations observed in the analysis of the non-spatial model.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectAnálise Espacialpt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade dos usuários de baixa renda as oportunidades de emprego por meio do transporte público de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO transporte público coletivo apresenta função social visto que este possibilita aos seus usuários o acesso aos serviços, às atividades sociais básicas e às oportunidades de trabalho, garantindo a acessibilidade da população de baixa renda a todo o espaço urbano representando um importante mecanismo de inclusão social. Dessa forma, torna-se imprescindível analisar a problemática da distribuição espacial desigual dos níveis de acessibilidade, esta representa o objetivo principal deste trabalho. Em busca deste propósito, utiliza-se para isso uma abordagem integrada que considera a interação da acessibilidade com os seus componentes individual, uso do solo e transporte, como também os valores estratégicos como a equidade, com a finalidade de fomentar a compreensão da problemática e de propor hipóteses para as causas deste problema. No que concerne a Metodologia, aplicou-se técnicas de análise exploratória espacial de dados em área, com o intuito de investigar as hipóteses assumidas ainda na fase de identificação da problemática, e uma modelagem não espacial, a fim de averiguar a validade deste modelo. Finalmente, os resultados obtidos mostram a forte evidência da influência dos componentes individual, transporte e uso do solo no arranjo dos níveis de acessibilidade aos postos de trabalho na cidade de Fortaleza e as limitações observadas na análise do modelo não espacial.pt_BR
dc.title.enAnalysis of the accessibility of low-income users employment opportunities through public transportation Fortalezapt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_ emaamancio.pdf3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.