Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35938
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Fabulosa ruína: José de Alencar e o sentido do tempo
Autor(es): Ramos, Francisco Régis Lopes
Palavras-chave: José de Alencar;Romance;Tempo;Espaço
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Ramos, F. R. L. (2015)
Resumo: Interrogava os muros do convento, como para arrancar-lhes o segredo de algum fato interessante de que se perdera a tradição. Uma marca, um vestígio que fosse, uma inscrição que tivesse escapado à corrosão do tempo - daí sairia a inspiração que o escritor procurava: "Era justamente essa crônica do coração, esquecida pelos analistas do tempo, que eu pedia àquelas ruínas". Ansioso e atento, José de Alenear esperava a chegada da noite e repetia o pedido. Perguntava, e até implorava, mas a matéria permanecia calada: "os muros, lavados pela chuva e pelo vento, estavam descarnados; as pedras já não conservavam os vestígios da mão do homem". O vestígio, se é que ele ainda existia, continuava calado: "Quantas vezes não sondei esses destroços de alvenaria, essas paredes nuas, procurando, nem sei o quê, uma memória, um nome, uma inscrição, uma frase que me revelasse algum mistério'", Da imaginação sobre o mistério revelado poderia sair uma narrativa de mistérios, ou, ainda melhor, uma narrativa misteriosa. [...]
Descrição: RAMOS, Francisco Régis Lopes. Fabulosa ruína: José de Alencar e o sentido do tempo. In: PELOGGIO, Marcelo; VASCONCELOS, Arlene Fernandes; BEZERRA, Valéria Cristina (orgs). José de Alencar: Século XXI. Fortaleza: Edições UFC, 2015. p. 61- 80.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35938
ISBN: 978 85 7282 679 2
Aparece nas coleções:PPGS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_capliv_frlramos.pdf8,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.