Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35895
Type: | TCC |
Title: | O uso das TIC nas aulas de matemática |
Authors: | Felipe, Francisco Anderson Moreira |
Advisor: | Oliveira, Leonardo Tavares de |
Keywords: | Tecnologias da informação e comunicação (TIC);Aprendizagem;Educação;Metodologia de ensino |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | FELIPE, Francisco Anderson Moreira. O uso das TIC nas aulas de matemática. 2015. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Vivemos em uma era onde é imprescindível a busca pelo conhecimento, atualmente, a tecnologia e informação tem um papel importante, se tornando necessária em qualquer setor da atividade humana. Está pesquisa, buscou responder à seguinte questão: As tecnologias da informação e comunicação pode auxiliar o professor na transposição didática de alguns objetos matemáticos? Para respondê-la, foi realizado um estudo bibliográfico com diferentes autores, da abordagem histórico-cultural na educação matemática, sobre a tecnologia de informação e comunicação, buscando uma fundamentação teórica relacionada com a importância da presença da mesma para um ensino-aprendizagem contextualizado e significativo da matemática. Onde a cada trabalho nos deparamos com novos conceitos, novas tendências, que diretamente estão relacionados com a matemática e consequentemente com a nossa vida. Estando a tecnologia cada vez mais presente em nosso dia a dia, ela não poderia ficar de fora do ambiente escolar, se tornando importante tanto para docentes como discentes. É fato que a escola precisa se modernizar, tem que ser flexível de acordo com a necessidade dos alunos. Numa sociedade as tecnologias ganham cada dia mais relevo é perfeitamente justificável a sua integração no ambiente escolar. As salas de aula têm que se tornarem um ambiente agradável, onde os alunos tenham o prazer de estarem, as aulas devem se tornar mais atraentes, propiciando um ambiente favorável ao ensino. Faz-se necessário que o professor se torne um mediador do conhecimento e saiba introduzir as TICs como recurso no processo educativo, visando assim, uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem. Para concretiza percebe-se que as mesmas,quando usadas de maneira correta e contextualizada ampliam as possibilidades de aprendizagem do aluno bem como, enriquece a forma de trabalho dos professores, pois apresentam opções capazes de dinamizar as aulas e torná-las mais agradáveis para os alunos. |
Abstract: | We live in an era where it is essential to search for knowledge, currently the technology and information plays an important role, becoming necessary in any sector of human activity. Is research aimed at answering the question: Information and communication technologies can help the teacher in the didactic transposition of some mathematical objects? To answer it, a literature study was carried out with different authors, the historical-cultural approach to mathematics education, on information and communication technology, seeking a theoretical basis related to the importance of the presence of the same for the teaching-learning contextualized and significant of mathematics. Where every job we encounter new concepts, new trends, which are directly related to mathematics and consequently with our lives. Being a technology increasingly present in our daily life, I could not stay out of the school environment, becoming important for both teachers and students. It is true that the school needs to modernize, has to be flexible according to the needs of students. In a society technologies are becoming more relevant day is perfectly justified their integration into the school environment. Classrooms have to become a pleasant environment, where students have the pleasure of being; classes must become more attractive, providing a favorable environment for education. It is necessary that the teacher becomes a facilitator of knowledge and know introduce ICT as a resource in the educational process, aiming thus a better quality of teaching and learning. To materializes realize that the same, when used correctly and contextualized way extend the student's learning opportunities and enriches the form of work of teachers, since they have other options to streamline lessons and make them more pleasing to the students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35895 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_famfelipe.pdf | 479,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.