Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35878
Type: Dissertação
Title: O ensino de Física na educação básica usando como motivação a determinação da aceleração gravitacional
Authors: Silva, Allyson de Sousa Alexandre da
Advisor: Dias, Nildo Loiola
Keywords: Ensino de Física;Educação - métodos experimentais;Gravidade (Física) - medição
Issue Date: 2018
Citation: SILVA, A. S. A. O ensino de Física na educação básica como motivação a determinação da aceleração gravitacional. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar a prática docente na compreensão de fenômenos físicos estudados pelos alunos da educação básica e que se utiliza de uma apostila (Produto Educacional) que contém seis tópicos de assuntos de Física, que fazem parte da grade curricular dos alunos do Ensino Médio. O trabalho está alicerçado em histórias, demonstrações simples de equações, questionários, práticas experimentais simples e exercícios de fixação. A escolha da aceleração gravitacional foi intencional por ser a primeira constante com que os alunos têm contato e a mais utilizada nos assuntos iniciais curriculares, pois, sem ela, é impossível determinar o tempo de queda de um corpo abandonado, o empuxo ocasionado por um líquido, o peso de uma massa qualquer etc. Dessa forma, este trabalho propõe a sua determinação como ferramenta de ensino-aprendizagem, buscando desenvolver: motivação, trabalho em equipe, capacidade de iniciativa, criatividade, observação, análise de dados e leitura crítica. Para isso, foram escolhidos os seguintes tópicos para compor o produto educacional, a saber: Força Peso, Ondulatória, Queda Livre, Hidrostática, Pêndulo Simples e Roldanas. Assim, busca-se neste trabalho usar a prática experimental para determinar a aceleração gravitacional local com a finalidade de ensinar o fenômeno físico envolvido em cada assunto estudado.
Abstract: This work was developed with the objective of assisting the teaching practice in the understanding of physical phenomena studied by students of basic education and using an apostille (Educational Product) that contains six topics of physics topics, which is part of the curriculum of high school students. The work is based on stories, simple demonstrations of equations, questionnaires, simple experimental practices and fixation exercises. The choice of gravitational acceleration was intentional because it is the first constant that the students have contact with and the most used in the initial curricular subjects, because without it it is impossible to determine the time of fall of an abandoned body, the thrust caused by a liquid, the weight of any mass etc. In this way, we propose its determination as a teaching / learning tool, seeking to develop: motivation, teamwork, initiative, creativity, observation, data analysis and critical reading. For this, we chose the following topics to compose the educational product, namely: Strength Weight, Wave, Free Fall, Hydrostatic, Simple Pendulum and Pulleys. Thus, we seek to use the experimental practice to determine the local gravitational acceleration to teach the physical phenomenon involved in each subject studied.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35878
Appears in Collections:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_asasilva.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.