Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366
Tipo: Capítulo de Livro
Título: História escolar: desafios e possibilidades
Autor(es): Furtado Filho, João Ernani
Palavras-chave: História;História das gerações;Didática
Data do documento: 2008
Citação: FURTADO FILHO, João Ernani. História escolar: desafios e possibilidades. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 299-317.
Resumo: Georg Friedrich Creuzer considerou, em 1803, que "a finalidade didática é incompatível com a História'". A afirmação do especialista em antiguidades assentava na constatação de que a história teria que ser "considerada e explicada novamente por cada geração da humanidade que avança'". Entendia-se como matéria da história um passado, a cada dia, cumulativo; porém, alguns perceberam como não meramente cumulativas as conquistas do conhecimento histórico, na medida em que cada nova geração teria que retomar, de acordo como suas vivências e projeções, tentativas de entendimento de personagens e circunstâncias. A tendência a fazer progredir os estudos a partir do ponto deixado pelos antecessores parecia, nesse caso, sucumbir à sensação de que o melhor seria iniciar novo trajeto, norteado pelos interesses e contextos contemporâneos. Não se tratava, simplesmente, de elucidar ou corrigir (a partir da aparição de novos indícios) pequenos aspectos das explicações havidas, ou de concentrar esforços no exame de tempos mais próximos; mas de, frequentemente, decidir pela insuficiência ou incorreção do que se sabia.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366
ISBN: 978 85 748 5137 2
Aparece nas coleções:DHIS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_capliv_jefurtadofilho.pdf9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.