Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado Filho, João Ernani | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-31T18:25:21Z | - |
dc.date.available | 2018-08-31T18:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO FILHO, João Ernani. História escolar: desafios e possibilidades. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 299-317. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 748 5137 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | História das gerações | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | História escolar: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Georg Friedrich Creuzer considerou, em 1803, que "a finalidade didática é incompatível com a História'". A afirmação do especialista em antiguidades assentava na constatação de que a história teria que ser "considerada e explicada novamente por cada geração da humanidade que avança'". Entendia-se como matéria da história um passado, a cada dia, cumulativo; porém, alguns perceberam como não meramente cumulativas as conquistas do conhecimento histórico, na medida em que cada nova geração teria que retomar, de acordo como suas vivências e projeções, tentativas de entendimento de personagens e circunstâncias. A tendência a fazer progredir os estudos a partir do ponto deixado pelos antecessores parecia, nesse caso, sucumbir à sensação de que o melhor seria iniciar novo trajeto, norteado pelos interesses e contextos contemporâneos. Não se tratava, simplesmente, de elucidar ou corrigir (a partir da aparição de novos indícios) pequenos aspectos das explicações havidas, ou de concentrar esforços no exame de tempos mais próximos; mas de, frequentemente, decidir pela insuficiência ou incorreção do que se sabia.[...] | pt_BR |
Appears in Collections: | DHIS - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_capliv_jefurtadofilho.pdf | 9,43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.