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Tipo: TCC
Título: Por uma poética do convívio: a experiência a partir das obras trilogia, contágio e peça para dias de chuva
Título em inglês: For a poetic of the conviviality: the experience from the works trilogy, contagion and part for rainy days
Autor(es): Borges, Diego Landin
Orientador: Vásquez, Héctor Andrés Briones
Palavras-chave: Processo criativo;Fracasso;Contágio;Convívio
Data do documento: 2018
Citação: BORGES, Diego Landin. Por uma poética do convívio : A experiência a partir das obras trilogia, contágio e peça para dias de chuva. 2018. 48 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda o processo criativo de três obras do autor: Trilogia, Contágio e Peça para dias de chuva. Ao lado de sua trajetória como aluno do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, discorre-se sobre os sucessos e fracassos que marcaram seu processo como artista nas cidades de Recife e Fortaleza, investigando-se a relação entre as linhas temáticas que suas obras compartilham a partir da noção de fracasso, colapso e contágio como potência política de convívio. Trata-se de um escrito a princípio autobiográfico que, todavia, intenta compreender a experiência da práxis artística como micropolítica e possibilidade de interrogar qual o lugar da arte e do artista na contemporaneidade. A partir daí, discorre-se brevemente sobre a noção do “artista dilacerado”, em Agamben (2012), as marcas vivenciais e o artista contemporâneo frente à geopolítica neoliberal, em Rolnik (1993; 2006) e o convívio teatral em Dubatti (2016). Discorre-se também sobre o rosto autofágico e narcísico na representação pictórica, o rosto antropofágico e o rosto qualquer, em Agamben (2013).
Abstract: This research is about the creative process among three works: Trilogia, Contágio and Peça para dias de chuva. Along his way as a student of the course Teatro-Licenciatura at Universidade Federal do Ceará, the scholar discusses about his failures and successes as an artist within the cities of Recife and Fortaleza and investigates the thematic relations among his works in terms of failure, collapse and contagion as a political power for sharing and socializing. This work starts as a self-writing process but leads to comprehending the making of art as a powerful micropolitics to question its own place in the contemporaneity. The discussions are based upon some theoretical concepts such as the notion of “lacerated artist” (AGAMBEN, 2012), the marks of existence face to the neoliberal geopolitics (ROLNIK, 1993; 2006) and the theatrical sharing and socializing (DUBATTI, 2006). Furthermore, the study raises a debate about the narcisism and the self-devouring face in the pictorial representation contrasting with the antropophagic face and the “anyface” as in Agamben (2013).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35227
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