Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35010
Type: | Dissertação |
Title: | Educação musical soando na escola: transitando entre turno e contraturno numa escola de Caucaia-CE |
Authors: | Sombra, Daniel do Nascimento |
Advisor: | Castro, Henrique Sérgio Beltrão de |
Keywords: | Educação Musical;Educação Básica;Dimensões da musicalidade;Music education;Primary education;Dimensions of musicianship |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SOMBRA, Daniel do Nascimento. Educação musical soando na escola: transitando entre turno e contraturno numa escola de Caucaia-CE. 2018. 95f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A presente pesquisa traz uma reflexão acerca das potencialidades envolvidas no relacionamento entre o professor de música atuante no contra-turno e oito pedagogas que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de Caucaia, buscando responder com a análise de uma proposta didática musical ao questionamento: "Como professor de música e pedagogas podem, de forma integrada, propiciar educação musical para seus alunos da educação básica?". Pretende-se trilhar esse caminho através de um estudo de caso, investigando o impacto de uma proposta de educação musical embasada no desenvolvimento das dimensões da musicalidade em que professor de música interage simultaneamente com pedagogas e seus alunos no contexto de aulas de música em uma escola de educação básica de Caucaia através da descrição das etapas de elaboração e de aplicação das aulas ministradas durante a pesquisa, coletando dados através do relato de experiência do professor de música e de entrevistas narrativas junto às pedagogas envolvidas na pesquisa e analisando o conteúdo destes relatos através de conceitos da praxiologia e da filosofia de educação musical, de modo que se possa potencializar a utilização da música na escola de ensino fundamental, estendendo os limites do campo da educação básica integrando o subcampo da educação musical através do desenvolvimento das dimensões da musicalidade de cada participante de forma que o projeto de educação musical esteja integrado à comunidade escolar. A interação entre as pedagogas e o professor de música constitui um dos primeiros pressupostos do estudo. Esta pesquisa corrobora na participação do professor de música nas escolas do município de Caucaia de modo que sua atuação não fique isolada do projeto pedagógico das escolas. Assim, o professor de música pode contribuir com a educação musical relacionando-a com a comunidade escolar de forma diversificada e abrangente, assim como as pedagogas podem se beneficiar de uma aprendizagem musical que fundamente sua prática em sala de aula. |
Abstract: | The present research brings a reflection about the potentialities involved in the relationship between the music teacher acting in extra classes on a second shift and eight pedagogy graduates who teach the initial grades of elementary school in a public institution in the municipality of Caucaia, seeking to respond the questioning “how can a music teacher and pedagogy graduates, in an integrated way, provide musical education for their students of primary education?” through the analysis of a didactic proposal. It is intended to follow this path through a case study, investigating the impact of a proposal of music education based on the development of the dimensions of musicality in which the music teacher interacts simultaneously with the pedagogy graduates and their students, in the context of music classes in a primary education school in Caucaia, through the description of the process of planning and application of classes taught during the research, collecting data through a report made by the music teacher and narrative interviews with the teachers involved in the research and analyzing the concepts of the praxeology and philosophy of musical education, so that the use of music can be expanded in elementary school, broadening the limits of the field of primary education by integrating the subfield of musical education through the development of the participant’s dimensions of musicianship so that the musical education project is integrated to the school community. The interaction between the pedagogy graduates and the music teacher is one of the first assumptions of the study. This research corroborates the participation of the music teacher in the schools of the municipality of Caucaia so that their performance is not isolated from the pedagogical project of the schools. Thus, the music teacher can contribute to music education by relating it to the school community in a diversified and comprehensive way, just as the pedagogy graduates can benefit from a musical learning that reinforces their practice in the classroom. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35010 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_ddnsombra.pdf | 4,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.