Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34858
Tipo: | TCC |
Título : | Avaliação do curso de Secretariado Executivo da UFC pelos discentes concluintes em 2006 e 2011 |
Autor : | Pereira, Magna Alves |
Tutor: | Pitombeira, Suzete Suzana Rocha |
Palabras clave : | Secretariado - Estudo e ensino (Superior);Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes;Ensino superior - Avaliação;Currículos - Avaliação |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | PEREIRA, Magna Alves. Avaliação do curso de Secretariado Executivo da UFC pelos discentes concluintes em 2006 e 2011. 2011. 52 f. Monografia (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza- CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | O curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará existe há pouco mais de 15 anos, ainda um curso novo. No decorrer dos últimos cinco anos passou por dois processos de avaliação pelo Ministério da Educação, o primeiro no ano de 2006 obtendo nota máxima e o segundo em 2009 com nota três, MEC/ENADE (2011), esse resultados mostra que o curso teve uma queda de conceito no intervalo de três anos. A fundamentação teórica desta pesquisa estará dividida em: a um breve comentário da história da UFC e do curso de Secretariado Executivo; a avaliação do ensino superior no Brasil e alguns dos indicadores sócioeconômicos utilizados pelo MEC, para avaliar os cursos de graduação no país, totalizando em oito indicadores estudados neste trabalho. Os objetivos deste trabalho são: estudar as percepções dos discentes concluintes, referentes ao curso nos anos de 2006 e 2011; verificar alguns dos indicadores do questionário sócio-econômico do ENADE de 2006; após coleta e análise dos dados fazer um comparativo entre os resultados. A pesquisa se caracteriza como descritiva e do tipo quantitativo. Considerando o número de indicadores verificados neste trabalho, concluímos que o curso necessita de algumas melhorias em: sua estrutura física e pedagógica, pois nos resultados de 2006 e 2011, a maioria, 61,35% dos alunos pesquisados concorda que as condições das instalações físicas da universidade são boas, embora pequenas para o número de estudantes, isto é, o curso não comporta de maneira confortável seus alunos; e cerca de 33% dos alunos nos dois anos em pesquisa, concordam que os equipamento de laboratório utilizados no curso são desatualizados e mal conservados; na avaliação do currículo do curso; nos procedimentos de ensino adotados com os objetivos do curso e na disponibilidade dos professores do curso, para orientação extra classe. |
Abstract: | The course of the Executive Secretariat of the Federal University of Ceará there is a little over 15 years, even a new course. Over the past five years has gone through two assessment processes by the Ministry of Education, the first in 2006 and the second highest score obtained in 2009 with a grade three, MEC / ENADE (2011), this result shows that the course had a fall concept in the interval of three years. The theoretical foundation of this research will be divided into: a brief review of the history of UFC and of course the Executive Secretary, the evaluation of higher education in Brazil and some of the socio-economic indicators used by MEC to assess the undergraduate courses in the country a total of eight indicators studied in this work. Our objectives are: to study the perceptions of graduating students, referring to the course in the years 2006 and 2011, check out some of the indicators of socio-economic survey of ENADE, 2006, after collecting and analyzing data to make a comparison between the results. The research is characterized as a quantitative and descriptive. Considering the number of indicators obtained in this study, we conclude that the course needs some improvements: its physical structure and teaching, as the results of 2006 and 2011, the majority, 61.35% of students surveyed agree that the conditions of the physical facilities the university are good, though small for the number of students, that is, the course does not involve their students in a comfortable manner, and about 33% of students in two years in research, agree that the laboratory equipment used in the course are outdated and poorly maintained, in the evaluation of the course curriculum, the teaching procedures adopted in the course objectives and the availability of teachers of the course, for additional guidance class. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34858 |
Aparece en las colecciones: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_mapereira.pdf | 685,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.