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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3456
Tipo: | Dissertação |
Título : | A tragicidade nas Personagens Femininas de "Onde estivestes de noite" e "A via crucis do corpo", de Clarice Lispector |
Título en inglés: | The tragical on the Female Characters in "Onde estivestes de noite" and "A via crucis do corpo", by Clarice Lispector |
Autor : | Sousa, Francisca Liciany Rodrigues de |
Tutor: | Moraes, Vera Lúcia Albuquerque de |
Palabras clave : | Literatura Comparada;Feminino;Trágico;Grotesco;Lispector,Clarice,1925-1977.Onde estivestes de noite - Crítica e Interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977.A via crucis do corpo - Crítica e Interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977 - Personagens - Mulheres;O trágico na Literatura;O sublime na Literatura;Grotesco na Literatura;Mulheres na Literatura;Female;Tragic;Grotesque |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | SOUSA, Francisca Liciany Rodrigues. A tragicidade nas personagens femininas de Onde estivestes de noite e A via crucis do corpo de Clarice Lispector. 2011. 112f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta pesquisa objetiva estudar a tragicidade nas personagens femininas das obras Onde Estivestes de Noite e A via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector. Através de pesquisa bibliográfica, demonstra que o feminino é o locus em que o trágico se apresenta na obra clariceana. Esse trágico é conceituado como o titubear entre opostos, na entrelinha formada pelo questionamento das personagens acerca da existência de um destino e da autonomia das escolhas. Assim, a mulher, por sua própria situação conflituosa, colocada entre natureza e sociedade, é mais propensa a vivenciar o conflito trágico da condição humana. Focaliza também o sublime e o grotesco na obra da autora, e demonstra que o trágico é evidenciado a partir da complexa relação entre ambos, na busca por transcender os papéis sociais e ligar-se à origem do mundo. Para tanto, serve-se das contribuições de autores como Brandão (1996) e Ricouer (1953), no que tange ao conceito de trágico. Apoia-se também nos pensamentos de Hugo (2007) e Rosenfeld (1993) no concernente às conceituações do sublime e do grotesco, e, por último, relaciona as ideias desses pensadores a de teóricos da obra clariceana, como Almeida (2004) e Pires (2006), bem como com estudiosos das questões femininas, entre esses Beauvoir (1980) e Monteiro (1998). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3456 |
Aparece en las colecciones: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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