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Tipo: Dissertação
Título : Caldeirão: Resíduos do Medievo na Guerra dos Beatos
Autor : Andrade, Silvana Bento
Tutor: Martins, Elizabeth Dias
Palabras clave : Literatura Brasileira;Caldeirão;Residualidade;Memória Coletiva;Hibridação Cultural;Aguiar,Cláudio,1944- .Caldeirão:romance - Crítica e Interpretação;Teoria da Residualidade(Literatura);Idade Média na Literatura;Religiosidade na Literatura;Violência na Literatura;Fusão Cultural - Cariri(CE:Microrregião) - Séc.XX;Cariri(CE:Microrregião) - Civilização - Influências Estrangeiras - Séc.XX;Cariri(CE:Microrregião) - Condições Sociais - Séc.XX;Cariri(CE:Microrregião) - Condições Econômicas - Séc.XX;Cariri(CE:Microrregião) - Usos e Costumes - Séc.XX;Caldeirão;Residualidad;Memória Colectiva;Hibridación Cultural
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : ANDRADE, Silvana Bento. Caldeirão: resíduos do medievo na guerra dos beatos. 2009. 270f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Literatura, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza-CE, 2009.
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa, vinculada à linha Literatura e História, tem como propósito apresentar as remanescências da mentalidade e da cultura medievais no romance Caldeirão (1982) do escritor cearense Cláudio Aguiar. Para focalizarmos as incorporações culturais da Idade Média na matéria social representada nesse romance histórico, empregamos o arcabouço teórico e metodológico da Teoria da Residualidade, desenvolvido pelo Prof. Dr. Roberto Pontes. Esse método investigativo está certificado junto à Universidade Federal do Ceará e ao CNPq, sob o título Estudos de Residualidade Cultural e Literária. Define-se como residual tudo aquilo que remanesce, que resta ou sobrevive de uma cultura passada para outro momento histórico, permanecendo como elemento ativo, pronto a ser resgatado, aprimorado e reutilizado, pois conserva sua força vigorante. Esse aprimoramento ou refinamento, em sua nova forma, Roberto Pontes chama de cristalização. Como o resíduo permanece em estado latente na mentalidade, em constante possibilidade de uso, infinita é sua potencialidade de cristalizações. Roberto Pontes também assinala que a residualidade abrange as noções de tempo e de espaço, o que proporciona a hibridação cultural relativa a crenças e costumes. Como manifestação estética situada em determinado período histórico, a obra literária contribui para a apreensão de sua conjuntura sócio-cultural. Este trabalho se divide em três momentos, respectivamente, a formação da comunidade messiânica com enfoque na religiosidade popular; o desenvolvimento socioeconômico fundamentado no sistema agrário familiar e no comunismo cristão primitivo; e a destruição da comunidade, com destaque para o imaginário da violência. Destacam-se, para análise, substratos mentais do modus vivendi, tais como a religiosidade popular manifesta no movimento messiânico-social, os usos e costumes da comuni-dade, as crenças e superstições, os valores e comportamentos tradicionais do sertão, recolhidos da oralidade e dos registros jornalísticos pelo autor de Caldeirão, os quais permanecem vigorantes na memória coletiva no Nordeste brasileiro. Depreende-se desse enfoque a residualidade cultural dos valores medievais, notadamente no universo sertanejo cearense, a fim de comprovar a hibridação cultural
Resumen en español: Esta investigación está vinculada a la línea de pesquisa de Literatura e Historia y tiene por propuesta presentar los restos de la mentalidad y la cultura de la Edad Media en la novela Caldeirão (1982) del escritor cearense Claudio Aguiar. Para centrarse en las incorporaciones culturales de la Edad Media en la historia social representada en esta novela, se emplean los fundamentos teóricos y metodológicos de la Teoria de la Residualidad Cultural y Literaria, desarrollada por el Prof. Dr. Roberto Pontes. Este método de investigación está aprobado por la Universidade Federal de Ceará y por CNPq, con el título de Estudios de Residualidad Cultural y Literaria. Se define como residual de todo lo que queda, que sobrevive o resta de una cultura pasada en otro momento histórico, permaneciendo como un elemento activo, listo para ser restaurado, mejorado y reutilizado, pues conserva su fuerza vigorante. Este mejoramiento o refinamiento, en su nueva forma, Roberto Pontes llama cristalización. Como el residuo permanece latente en la mentalidad, en constante capacidad de aplicación, su potencial es infinito para las cristalizaciones. La residualidad también incluye las nociones de tiempo y espacio, que ofrece la hibridación cultural en las creencias y costumbres. Como una manifestación estética situada en de-terminado período de la historia, la obra literaria contribuye a la asimilación de su situación socio-cultural. Este trabajo se divide en tres etapas, respectivamente, la formación de la comunidad mesiánica con enfoque sobre la religión popular; el desarrollo socioeconómico basado en el sistema agrario de la familia y el comunismo cristiano primitivo; y la destrucción de la comunidad, especialmente el imaginario de la violencia. Se destacan, para el análisis, los substratos mentales del "modus vivendi", como la religiosidad popular que se manifiesta en el movimiento mesiánico-social, los hábitos y las costumbres sociales de la comunidad, las creencias y supersticiones, los valores y comportamientos tradi-cionales del interior, recogidos de los registros orales y periodísticos por el autor de Caldeirão, los cuales siguen siendo vigorantes en la memoria colectiva del nordeste de Brasil. Se inféren de este enfoque los resíduos culturales de los valores medievales, sobre todo en el universo sertanejo del Ceará, con el fin de demostrar la hibridación cultural
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3449
Aparece en las colecciones: PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

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