Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34492
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Cultura e infância sem-terrinha: a construção ordinária da vida de crianças como obra de arte
Autor(es): Oliveira, Thiago Menezes de
Sampaio, Inês Sílvia Vitorino
Palavras-chave: Foucault;Filosofia;Conceito acadêmico e jurídico
Data do documento: 2016
Citação: OLIVEIRA, Thiago Menezes de; SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino. Cultura e infância sem-terrinha: a construção ordinária da vida de crianças como obra de arte. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.113-139.
Resumo: Para iniciar essa nossa reflexão, propomos como estratégia de incursão no tema um percurso que envolve a aproximação entre conceitos acadêmicos e/ou jurídicos e sua problematização. Em especial, serão considerados os de cidadania e sujeito livre. Neste artigo, é-nos bastante cara a ideia de “criação de si” que Foucault propõe. A sugestão foucaultiana surge com base na discordância do autor em relação à noção de “autenticidade” do filósofo Jean Paul Sartre. Para Michel Foucault, mesmo que Sartre tenha buscado evitar uma reflexão do eu como algo que nos é dado, ele “retorna a ideia de que temos que ser nós mesmos – ser verdadeiramente o nosso eu verdadeiro” (FOUCAULT, 1995b, p. 261).[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34492
ISBN: 978-85-7826-383-9
Aparece nas coleções:PPGCOM - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_tmoliveiraisvsampaio.pdf522,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.