Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491
Type: Capítulo de Livro
Title: Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciadados índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia
Authors: Oliveira, Maria de Fátima Brito Fontenele
Dieb, Messias Holanda
Keywords: Indios Tapeba;Caucáia;Cultura do povo indígena
Issue Date: 2016
Citation: OLIVEIRA, Maria de Fátima Brito Fontenele; DIEB, Messias Holanda. Apropriação e afirmação cultural na escola diferenciada dos índios Tapeba: um estudo sobre a sociologia da infância nessa etnia. In: ROCHA, Nara Maria Forte Diogo; COSTA, Marcelle Arruda Cabral; COSTA, Maria de Fátima Vasconcelos da; PINHEIRO, Francisco Pablo H. A. (orgs). Na aldeia, na escola, e no museu: alinhavos entre infância e trabalho docente. Fortaleza: EdUECE, 2016. p.140-161.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os índios Tapeba são habitantes de uma região próxima a dois grandes centros urbanos do Ceará: a sede do município de Caucaia, localizada na região metropolitana de Fortaleza, e esta que é a capital do Estado. A distância entre a aldeia e a sede do município de Caucaia é de menos de quatro quilômetros e em relação à Fortaleza não ultrapassa os 16 quilômetros, o que possibilita, por esta razão, uma grande quantidade de intersecções entre as culturas ali produzidas. Diferentemente do que se sucede a outros povos indígenas, os Tapeba se preocupam muito com a educação escolar de suas crianças e cuidam para que esta seja pautada nos princípios de sua identidade étnica. Como o processo de inserção cultural das crianças Tapeba acontece quase que exclusivamente no espaço da escola, buscamos compreender: de que maneira a escola, um elemento de tradição não-indígena, tem auxiliado no fortalecimento da cultura desse povo? [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34491
ISBN: 978-85-7826-383-9
Appears in Collections:PPGP - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_capliv_mfbfoliveiramhdieb.pdf226,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.